Todo ano é aquela história: chega o período para declarar o Imposto de Renda e você começa a ir atrás de um contador que possa ajudar nessa empreitada. Afinal, são tantos documentos e uma burocracia danada, que é melhor colocar na mão de quem sabe. Mas será mesmo?
Ninguém nos ensina na escola como fazer a declaração (podia ter essa aula, né?). De repente a gente descobre que os nossos rendimentos exigem que isso seja feito e pronto: a obrigação surge e a gente precisa fazer.
Apesar de parecer mesmo algo muito trabalhoso, estamos aqui pra te lembrar que existe um passo a passo de como declarar Imposto de Renda pela internet e você pode, sim, fazer o seu por conta própria, sem maiores dificuldades. Vamos lá?
Declare usando o programa da Receita Federal
No site da Receita Federal, você pode baixar o programa para o seu computador, ou o aplicativo, caso prefira realizar a declaração pelo seu celular.
Com o programa ou aplicativo instalado, você deve começar uma nova declaração. Existe a opção para criar uma nova. Feito isso, você precisará preencher os dados solicitados. Basta ir completando os itens que o programa pede. Vão aparecer diversos documentos, por isso é importante separar tudo antes, para facilitar o preenchimento.
1. Que documentos preciso separar?
Antes de começar a declaração, é importante ter em mãos os documentos que certamente serão solicitados, sem os quais você não poderá finalizar essa tarefa.
- Informe de Rendimentos 2019. Você pode conseguir esse documento no RH da sua empresa, caso possua contrato de trabalho.
- Comprovantes de despesas que podem ser abatidas, como plano de saúde, faculdade, consultas médicas, dentistas, etc.
- Documentos que comprovem a compra de bens como veículos e imóveis.
- Documentos pessoais como CPF (seu e de seus dependentes) ou CNPJ, título de eleitor e carteira de identidade.
Estes documentos devem ser guardados por cinco anos, que é o período que a Receita Federal pode solicitar algum esclarecimento depois que você fizer a declaração.
2. Preencha o programa com os dados solicitados
Se é a primeira vez que você vai declarar, basta clicar em “Criar Nova Declaração” para começar. Caso já tenha declarado, é possível importar os dados da declaração passada. Atualize e preencha com a maior riqueza de detalhes possível, incluindo contas bancárias e informações dos seus dependentes também.
3. Escolha o modelo de tributação
Com os dados todos preenchidos, você precisará escolher o modelo de tributação, que são dois: completo ou simplificado. O programa indica qual considera melhor para você, conforme os dados que você preencheu.
4. Confira o resumo de dados
Após selecionar o modelo de tributação, vá no resumo de dados da declaração. Ali aparecem todos os seus rendimentos e bens, inclusive a quantidade de impostos a serem pagos e o valor da restituição, se houver. É aqui que você ainda pode corrigir alguma informação que possa ter sido informada errada anteriormente.
5. Envie a declaração
Conferidos os dados, clique em “Entregar Declaração”. Caso tenha ficado alguma pendência, o programa vai solicitar que você volte para ajustar o dado.Também evite buscar fazer essa transferência de dados no período da madrugada que vai da 1h às 5h, pois o site da Receita fecha e não recebe os dados.
Dica Extra: Aprenda a fazer Declaração de Imposto de Renda. Aprenda tudo de IR em apenas um final de semana.
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber sobre IR.
No curso você encontra:
- Conteúdo detalhado, organizado e sem complexidade.
- Videoaulas simples e didáticas.
- Passo a passo de cada procedimento na prática.
Tudo a sua disposição, quando e onde precisar
Não perca tempo, clique aqui e aprenda a fazer a declaração do Imposto de Renda.
Conteúdo original LEOA