Imagem por @gustavomellossa / @evgeniyashihaleeva / freepik / editado por Jornal Contábil
O envio do Imposto de Renda de 2022 começou no dia 7 de março e vai até o final de abril. Muitos contribuintes já estão começando a se organizar para enviar esta declaração, mas, é preciso ter atenção.
Muitos contribuintes acabam cometendo erros ao elaborar as suas declarações, os erros são os mesmo ano após ano, portanto, é preciso conhecer quais são eles para não acabar se prejudicando.
Acompanhe os próximos tópicos deste artigo e saiba como evitar os erros mais cometidos na sua declaração do Imposto de Renda 2022.
Se atualize sobre o IR 2022
Confira abaixo quais são e como evitar os erros mais cometidos no Imposto de Renda:
Tenha atenção no Imposto de Renda de 2022, pois, deduzir despesas com gastos no dentista, no médico, no psicólogo e em outros profissionais da saúde pode aumentar a restituição de um contribuinte, porém, quem mentir alguma informação pode acabar se prejudicando.
Quem tentar inventar gastos que não existiram ao invés de se beneficiar, pode acabar sendo prejudicado e cair na malha fina.
A Receita cruza as informações, é impossível mentir algum gasto com saúde sem cair na malha fina.
Erros de digitação são mais comuns do que parecem, muitos contribuintes acabam digitando informações incorretamente e enviando sua declaração.
Colocar um zero a mais na sua declaração, por exemplo, pode acabar te prejudicando, afinal, a Receita realiza Cruzamento de dados. Por exemplo, se você informar incorretamente que teve um gasto de 20 mil, mas seu gasto foi 2 mil, sua declaração cairá na malha.
Portanto, evite esse erro no seu Imposto de Renda de 2022, tenha atenção.
Informar um rendimento isento na ficha de rendimentos tributáveis é um dos erros que podem acabar prejudicando seu Imposto de Renda em 2022, elabore sua declaração com calma.
Acima citamos somente um exemplo, nele o contribuinte pode acabar tendo que pagar multas ou juros, se o erro alterar o resultado da sua declaração.
Tenha atenção ao declarar seu Imposto de Renda 2022, confira as fichas e as informações, faça com calma.
Muitos contribuintes omitem o aluguel recebido dos seus imóveis com a intenção de pagar menos impostos, porém, isso é um erro grave.
Se o inquilino declarar que paga aluguel e o proprietário do imóvel omitir essa informação, a Receita pode cruzar as informações e verificar a inconsistência.
Além disso, se os rendimentos mensais com aluguéis forem maiores que o valor da faixa de isenção do Imposto de Renda, o contribuinte deve emitir o carnê-Leão e pagar ele mensalmente.
Quem não declarar o aluguel pode acabar tendo que pagar o valor dos impostos com juros e multas, não esconda informações no seu Imposto de Renda de 2022.
Dica Extra do Jornal Contábil : Aprenda a fazer Declaração de Imposto de Renda. Aprenda tudo de IR em apenas um final de semana.
Conheça nosso treinamento rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber sobre IR. No curso você encontra:
Conteúdo detalhado, organizado e sem complexidade, vídeo aulas simples e didáticas, passo a passo de cada procedimento na prática.
Tudo à sua disposição, quando e onde precisar. Não perca tempo, clique aqui e aprenda a fazer a declaração do Imposto de Renda.
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…
O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…