As regras do Imposto de Renda de 2023 já foram divulgadas pela Receita Federal, uma das partes que mais chamou atenção é que um novo grupo será considerado prioritário para receber a restituição.
O recebimento da restituição do IR é o momento mais esperado por muitos contribuintes, porém, quem recebe primeiro são os grupos prioritários e os contribuintes que enviam primeiro.
Os contribuintes que optarem pela declaração pré-preenchida ou que escolherem receber a restituição por meio do PIX, terão prioridade na restituição do Imposto de Renda 2023.
As regras do IR deste ano foram divulgadas hoje, dia 27 de fevereiro, pela Receita Federal, o calendário de restituição também já foi apresentado pelo órgão.
Serão 5 lotes para pagamento da restituição do Imposto de Renda de 2023, os primeiros lotes são para os grupos prioritários.
As restituições serão pagas de maio até o mês de setembro, veja:
Leia também: Restituição Imposto De Renda 2023: Veja O Calendário Deste Ano!
Como citamos nos tópicos anteriores, quem optar pela declaração pré-preenchida ou escolher receber a restituição por meio do PIX, vai ter prioridade no recebimento da restituição do Imposto de Renda 2023.
Portanto, quem utilizar a declaração pré-preenchida e/ou optar pelo recebimento da restituição por PIX, poderá receber sua restituição ainda no primeiro lote.
Veja abaixo quais são os grupos com prioridade:
Quem utilizar a declaração pré-preenchida e/ou optar pelo recebimento da restituição por PIX.
Para que o recebimento da sua restituição seja incluída no primeiro lote do Imposto de Renda 2023, é necessário enviar a sua declaração até o dia 10 de maio.
Leia também: Saiba Quais Doenças Dão Direto A Isenção Do Imposto De Renda
Este incentivo para utilização do PIX e da declaração pré-preenchida tem uma motivação :diminuição de erros. Erros básicos acabam custando muito tempo para Receita e o PIX e a pré-preenchida podem diminuir os erros no Imposto de Renda de 2023.
“Quando coloca o recebimento de restituição por PIX, isso eliminaria erros de informações bancárias que são gigantes. Parece que é uma coisa impossível, mas o cara errou a própria conta bancária. Os senhores não fazem ideia da quantidade desses erros”, destacou Mário Dehon, subsecretário de Arrecadação, Cadastros e Atendimento da Receita Federal.
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…