Imposto de Renda

Imposto de Renda 2025: aprenda como se preparar

O envio do Imposto de Renda (IR) de 2025 deve começar no início de março e terminar no último dia do mês de maio, assim como aconteceu nos anos anteriores. Portanto, se organizar com antecedência é importante para realizar o envio já no começo.

Existem muitas vantagens em transmitir a sua declaração nos primeiros dias de obrigação do IR, portanto, vamos dar algumas dicas para que você se prepare para enviar a sua declaração.

As regras para este ano ainda vão ser divulgadas pela Receita Federal nos próximos meses, portanto, basta aguardar e começar a sua preparação.

Documento importantes para o Imposto de Renda 2025

Junte os comprovantes de pagamentos: separe todos os seus comprovantes como gastos com planos de saúde, com escola, faculdade e outros gastos restituíveis ou despesas que precisam ser declaradas, como aluguel. Para declarar seus gastos é importante ter o valor que foi pago e o CNPJ da instituição (ou CPF, no caso de pessoa física).

Informe de rendimentos: os empregadores têm até o último dia útil do mês de fevereiro para enviar os comprovantes de rendimentos, portanto, reúna comprovantes de todas as suas rendas, se você teve mais de uma no ano passado.

Informe de Rendimentos de bancos e corretoras: bancos e corretoras também precisam disponibilizar aos funcionários e clientes o informe de rendimentos e aplicações financeiras referentes a 2024 até o final de fevereiro.

Reúna os documentos de todos seus dependentes: reúna toda a documentação dos seus dependentes, como: CPF, RG e notas fiscais de escola, gastos médicos e outras despesas restituíveis.

Leia também:

Preparação

Verifique tudo: antes de enviar o seu IR, verifique se os seus dependentes estão inclusos em outra declaração (para evitar a Malha Fina). Confira todos seus documentos e, mesmo que você utilize a declaração pré-preenchida, verifique as informações.

Suba o nível da sua Conta gov.br: se 2025 é o seu primeiro ano enviando o Imposto de Renda, existe a possibilidade de você não ter a sua conta atualizada, baixe o aplicativo gov.br e siga as instruções para subir sua conta para nível ouro ou prata.

Esteja pronto para enviar nos primeiro dias: se você enviar a sua declaração nos primeiros dias, terá mais tempo para retificar em caso de erros, e, se você tiver direito a restituição, receberá primeiro do que os outros contribuintes.

Lembrando, recomendamos que você verifique todas as regras da Receita Federal para este ano e confira todas as atualizações para o Imposto de Renda de 2025, assim que forem publicadas.

Matheus Vinicius Ribeiro

Estudante de Ciências Contábeis com experiência na escrita de artigos para blogs e sites, atualmente desempenha a função de redator no Jornal Contábil.

Recent Posts

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

2 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

2 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

4 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

5 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

6 horas ago

Seu Escritório Contábil Está Pronto para o Deepseek?

A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…

7 horas ago