Se você é contador, com toda certeza está cansado de explicar para os seus clientes quais são as despesas dedutíveis do Imposto de Renda (IR), porém, parece que eles nunca escutam e as perguntas são sempre as mesmas.
Portanto, decidimos montar uma lista com as despesas que NÃO são consideradas dedutíveis, ou seja: não aumentam restituição e não reduzem o imposto devido.
Como as regras de 2025 não foram publicadas, nosso artigo está fundamentado nas regras do IR 2024. Confira nos próximos tópicos as despesas que podem ser declaradas, mas que NÃO vão aumentar a sua restituição.
Aluguéis
Você precisa declarar que o seu aluguel é obrigatório, portanto, para evitar a Malha Fina e outros problemas, não deixe de informar o valor pago de aluguel. Entretanto, o aluguel não é uma despesa dedutível.
Essa é uma dúvida que retorna todos os anos para assombrar os contadores, porém, para infelicidade dos contribuintes, os aluguéis não aumentam a restituição.
Remédios
Por mais que despesas médicas e com dentistas sejam consideradas dedutíveis, os gastos com medicamentos em si não são vão reduzir o seu imposto devido ou aumentar o valor da sua restituição.
Portanto, compras em farmácias não são despesas dedutíveis, mesmo se forem medicamentos. Entretanto, a dedução pode ser feita se os remédios estiverem incluídos na conta das suas despesas hospitalares.
Curso de idiomas
Os cursos de idiomas, assim como os cursos livres, não são considerados despesas dedutíveis para o Imposto de Renda. Veja o que pode ser deduzido com educação:
- Educação infantil: as creches e as pré-escolas (crianças até 5 anos);
- ensino fundamental, ensino médio e educação superior, contando os cursos de graduação e de pós-graduação;
- Cursos técnicos e tecnológicos.
- Cursos destinados à Educação para Jovens e Adultos (EJA), exceto os cursos preparatórios de exames supletivos.
Despesas com uniforme, material e transporte escolar
Somente a mensalidade da instituição de ensino é considerada dedutível, para a tristeza dos pais e mães, todos os outros gastos não são considerados dedutíveis para o Imposto de Renda.
Portanto, seus gastos com uniforme, material e transporte escolar não são dedutíveis no seu IR.
Leia também:
- Imposto de Renda: 5 despesas que NÃO aumentam a sua restituição
- MEI 2025: aprenda como cancelar Microempreendedor Individual
- MEI: Conheça as 10 Atividades Mais Procuradas por Empreendedores
- Por que o seu dinheiro está desvalorizando?
- Benefícios do INSS que pouca gente conhece
Academia
Se você é praticante de musculação, saiba que a sua mensalidade da academia não é considerada uma despesa dedutível para a sua declaração do Imposto de Renda. Apesar de ser um gasto com saúde, no seu treino diário não é considerado pelo Leão. Entretanto, seus gastos com médicos, fisioterapeutas e outros profissionais da área da saúde são considerados.