Empresas do grupo:

Início » Imposto de Renda: aprenda como receber a restituição primeiro!

Imposto de Renda: aprenda como receber a restituição primeiro!

por Matheus Vinicius Ribeiro
3 minutos ler

Se você está ansioso para receber a sua restituição do Imposto de Renda (IR) em 2025, saiba que existem ações que podem te ajudar a receber a sua restituição primeiro que outros contribuintes. 

Março está chegando e o terceiro mês do ano, marca o começo da época do IR, onde a maior preocupação dos contribuintes é o recebimento da restituição, que paga os primeiros lotes aos grupos prioritários.

Entretanto, se você não pertence a um dos grupos prioritários e quer saber como receber o seu dinheiro antes dos outros contribuintes, elaboramos esta matéria para te ajudar.

Quais são os grupos prioritários?

Todos os anos existem grupos de contribuintes que recebem a restituição nos primeiros lotes, recebendo automaticamente prioridade da Receita Federal. 

A ordem de prioridade do IR é a seguinte:

  • Idosos acima de 80 anos;
  • contribuintes entre 60 e 79 anos;
  • contribuintes com alguma deficiência física ou mental, ou moléstia grave;
  • contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Se você não está presente em nenhum desses grupos, saiba que nos últimos anos a Receita incluiu um novo grupo prioritário, que pode te ajudar a receber seu Imposto primeiro que os outros contribuintes.

Leia também:

Como receber a restituição do Imposto de Renda primeiro?

Se você não está incluso em nenhum dos grupos prioritários que citamos acima, saiba que, desde 2023, os contribuintes que utilizarem a Declaração Pré-preenchida e/ou optarem por receber a restituição via Pix, recebem a restituição primeiro.

Entretanto, não se esqueça, além de optar pela declaração pré-preenchida e escolher receber a sua restituição no Pix, enviar a sua declaração nos primeiros dias é fundamental. Portanto, três coisas são fundamentais para receber sua restituição:

  • separe todos os documentos e esteja pronto para transmitir a sua declaração;
  • opte pela declaração pré-preenchida e/ou recebimento da restituição via Pix;
  • Envie nos primeiros dias.

Atenção: apesar da declaração pré-preenchida ser confiável, não esqueça de conferir todas as informações, a Receita deixa claro que a responsabilidade é sua. 

Você também pode gostar

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More