Anualmente, contribuintes de todo o País precisam preparar e organizar suas informações tributárias e prestar contas à Receita Federal.
Neste ano, de acordo com a publicação do dia 04 de fevereiro, a declaração do Imposto de Renda (ano base 2014) deve ser preenchida e entregue entre os dias 02 de março e 30 de abril.
Com o intuito de simplificar o preenchimento e envio da declaração anual do Imposto de Renda, o portal e-CAC, Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte, disponibiliza mais uma ferramenta para agilizar e simplificar a vida do contribuinte.
Trata-se da declaração pré-preenchida, recurso disponível desde 2014.
Todo contribuinte que opta pelo modelo simplificado e que possui o certificado digital receberá sua declaração pré-preenchida, baseada na declaração do ano anterior.
Com isso, o contribuinte só precisa conferir as informações e fazer pequenos ajustes, assim como as adições de despesas necessárias e possíveis deduções.
Além de ganhar tempo, quem utiliza seu certificado digital e tem acesso à declaração pré-preenchida também reduz significativamente as possibilidades de cometer erros na prestação das informações.
Além dessa ferramenta, a certificação digital também dá acesso a serviços diferenciados disponíveis no e-CAC, como o monitoramento do processo de declaração, por exemplo, ou mesmo a possibilidade de regularizar sua situação no mesmo dia, caso caia na malha fina.
Quanto antes a declaração do IR for devidamente preenchida e entregue, maiores são as chances de que a Receita Federal libere a restituição já nos primeiros lotes.
Todos os contribuintes que obtiveram rendimentos tributáveis acima de R$ 26,816,55 durante o ano de 2014 devem declarar o Imposto de Renda no prazo determinado.