Para começar a saber como declarar bens após o divórcio siga o seguinte passo na hora de fazer sua declaração.
Abra a aba “Rendimentos isentos e Não Tributáveis”. Depois vá até “Transferências Patrimoniais – meação e dissolução da sociedade conjugal e da unidade familiar”. Por ali, separadamente, todo bem deve ser declarado, assim como o preço de cada coisa: casa, carro, etc.
Em relação à divisão de bens, basta detalhar o quanto se refere a cada parte.
Em outras palavras, se vocês viviam num apartamento no valor de R$ 300.000 e o acordado foi 50% para cada um, você deverá dividir o valor por dois. Assim, deverá colocar nos detalhes R$ 150.000,00 para cada um. Isso corresponderá à quantia depois do divórcio, mesmo que esse apartamento ainda não tenha sido vendido.
A divisão é feita na seção de “Bens e Direitos”. Aquele que fazia anualmente a declaração do bem antes do divórcio deverá, então, colocar metade do valor no campo “situação”. Aquele que não declarava esse mesmo bem, precisa colocar “zero” no campo “situação” do ano anterior e, agora, a metade do valor do bem na declaração referente à situação no último ano.
Depois do divórcio, só precisa realizar a declaração de bens quando ocorre mudança na participação de cada um.
Isto é, se o apartamento (exemplo acima) estava no nome de apenas um dos cônjuges e não houve alteração, nem divisão do bem. Se o apartamento já estava separado anteriormente, permanece da mesma maneira na declaração.
Se esse imóvel, pelo exemplo dado, for vendido, você deve declarar dentro do campo “Bens e Direitos”. Aí então deve especificar: ou por meio do código 41 – caderneta de poupança – caso o dinheiro esteja agora na poupança; ou “código 61 – depósito bancário em conta corrente no País” quando o dinheiro está na conta corrente; ou “código 63 – dinheiro em espécie”, se estiver com o montando em dinheiro.
Quando a partilha dos bens é realizada em cima do valor que foi adquirido, não ocorre o pagamento de impostos. Quando o preço é atualizado, recolhe-se o imposto sobre ganho de capital. Assim, pode acontecer a incidência de Imposto sobre Transmissão de Causa Mortis e Doações e Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis.
Deu para entender melhor como declarar bens após o divórcio?
Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…