Designed by @wirestock/ @rafapress / freepik / editado por: jornal contábil
Se é a primeira vez que você fará a sua declaração do Imposto de Renda, saiba que é preciso estar atento a algumas regras estabelecidas pela Receita Federal.
Isso garante que o documento seja elaborado e enviado sem erros e, assim, evita a aplicação de multa.
Para entregar a sua declaração do Imposto de Renda, não se esqueça que já está valendo o prazo: se estende até o dia 30 de abril.
Então, se organize para não deixar para a última hora.
Para te ajudar a entender como a declaração funciona e quais os principais termos utilizados, continue conosco e tire suas dúvidas sobre o tema.
Se trata de um imposto cobrado pelo governo sobre os ganhos dos brasileiros, dentre eles estão salários, aposentadoria, pensão, dentre outros.
Através da declaração, o governo federal faz o acompanhamento da sua evolução patrimonial, desta forma, devem declarar pessoas físicas e jurídicas.
Se você quer ter certeza de que precisa fazer a declaração neste ano, a Receita Federal estabeleceu os critérios que precisam ser observados pelos contribuintes.
O principal critério é ter recebido rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 durante 2020.
Veja os demais critérios:
Para elaborar a sua declaração, saiba que deverá informar todos os rendimentos que foram obtidos durante 2020, inclusive os isentos e não tributados pelo imposto de renda.
Veja os principais:
Reúna todos os documentos que possui para comprovar estes gastos para a elaboração da sua declaração.
Depois, registre todos eles na ficha Pagamentos Efetuados.
Lembre-se de guardar os comprovantes, pois, a Receita Federal pode pedir que eles sejam apresentados para validar essas informações.
É preciso especificar com quem a despesa foi realizada, então, informe o nome dos beneficiários, se foi o titular, o dependente ou alimentado.
Também é necessário registrar os dados da instituição prestadora do serviço, como o nome, o CNPJ, o valor pago e a parcela não dedutível/valor reembolsado.
Caso você tenha enviado a declaração é percebido que existem erros ou tenha esquecido de alguma informação, saiba que é possível fazer a correção através do pedido de retificação.
Isso deve ser feito assim que o contribuinte tiver ciência do ocorrido a fim de evitar penalidades, então faça a sua declaração retificadora, por meio do mesmo programa que utilizou para enviar a declaração.
Se você tiver direito à restituição, será informado. Para isso, a Receita Federal também liberou o calendário de restituições deste ano.
Elas começam a ser pagas no mê de maio, seguindo os seguintes prazos:
Quando você omite informações ou tenta enganar a Receita Federal, pode ser penalizado, pois, essa prática é crime.
Ela é chamada de sonegação de imposto.
Assim, o contribuinte poderá ser multado em até 150% do valor do imposto que ele deve à Receita Federal, além de ter que cumprir pena de dois a cinco anos de prisão.
Dica Extra do Jornal Contábil : Aprenda a fazer Declaração de Imposto de Renda. Aprenda tudo de IR em apenas um final de semana.
Conheça nosso treinamento rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber sobre IR. No curso você encontra:
Conteúdo detalhado, organizado e sem complexidade, videoaulas simples e didáticas,passo a passo de cada procedimento na prática.
Tudo a sua disposição, quando e onde precisar. Não perca tempo, clique aqui e aprenda a fazer a declaração do Imposto de Renda.
Por Samara Arruda
Falta pouco tempo para o Imposto de Renda (IR) 2025 iniciar, porém, milhões de contribuintes…
Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…