Empresas do grupo:

Início » Imposto de renda da declaração retificadora: Como devo pagar?

Imposto de renda da declaração retificadora: Como devo pagar?

por Ricardo
7 minutos ler
jornal contábil

O imposto de renda da declaração retificadora é o valor corrigido que incide sobre a declaração corrigida. O novo documento, que substitui o envio anterior, afeta diretamente o cálculo do IR. Assim, o valor a pagar – ou restituir – será atualizado de acordo com as alterações feitas na declaração.

Sabe quando, após muito trabalho, alguém chega pra você e fala: “está errado, refaz”. É triste mas real. Se isso nunca aconteceu com você, pode acontecer a qualquer momento. Humanos estão suscetíveis a erros.

A declaração retificadora está aí pra isso, ela é o momento em que o Leão vira pra você e manda fazer de novo porque está errado. Se isso aconteceu e você já pagou imposto, não se preocupe. Veja aqui como pagar Imposto de Renda da declaração retificadora.

Boa leitura!

Por quê preciso retificar a declaração?

Como dissemos, o ser humano é suscetível a falhas. Durante o processo de preenchimento da declaração, não seria diferente.

A menos que você utilize um aplicativo como o IR Sem Erro, para te enviar um relatório com os problemas encontrados e o grau de severidades deles, pode ser bem normal descobrir de alguma forma, depois do envio, que errou alguma coisa. Aí é cabível a declaração retificadora.

Bom saber que existem algumas regras para fazer o procedimento, por exemplo:

Retificação dentro do prazo de entrega

Caso você faça parte dos contribuintes que não deixam a retificação pra última hora, meus sinceros parabéns. Agora, se você integra o time dos atrasadinhos de plantão, recomendo cuidado.

Quem retifica dentro do prazo de entrega não sofre com pagamento de multa ou incidência de juros. Além disso, respeitar o período de retificação te dá a chance de alterar o modelo de declaração. Se você precisava de outra chance pra acertar as contas – e as pazes com o Leão -, a hora é essa.

Retificação fora do prazo de entrega

Entretanto, mesmo que você tenha demorado 5 anos para descobrir que em 2016 preencheu sua DIRPF 2015 com erro, é possível fazer a retificação sim. Mas será possível apenas corrigir o erro e não mudar o modelo de declaração.

Das duas formas é importante absorver a seguinte informação: errou, retifica. Assim você não precisa passar pelo processo de cair na malha fina e ter que apresentar diversos documentos para a Receita.

Como pagar imposto de renda da declaração retificadora?

Vamos direto ao que nos interessa aqui: você já entregou a declaração, já pagou uma parcela do DARF e viu que tem que arrumar uma informação, e agora? Não se preocupe, veja o passo a passo de como proceder.

Se você teve imposto a pagar, na retificação pode ocorrer uma das 4 possibilidades abaixo:

  • aumento do imposto a pagar: se aconteceu isso, você deverá calcular a diferença entre os valores e manter o parcelamento que já havia escolhido. Ou então, se não havia feito nenhum pagamento, pode emitir o DARF com os novos valores devidos;
  • redução do Imposto a pagar: isso é legal, pagar menos é sempre bom! Se aconteceu e você já tinha feito algum pagamento de parcela, calcule a diferença que falta e compense o valor também. E se ainda não pagou nada, emita os novos DARFs. Agora, se você pagou tudo e viu que o valor, após retificação diminuiu, você consegue solicitar o reembolso pelo site da Receita;
  • inexistência de Imposto a pagar ou a restituir: é ruim se você ia receber algo e não vai mais. Se já pagou algo, solicite o reembolso;
  • imposto a restituir: felicidade! Aguarde os valores serem liberados nos lotes de restituição. Se pagou, faz também o procedimento no site da Receita para pedir o ressarcimento.
imposto de renda 2020

Pode ocorrer também a situação inversa, você tinha imposto a restituir e após retificar os dados viu que terá de pagar imposto de renda da declaração retificadora, veja as possibilidades abaixo:

  • imposto a pagar: se você ainda não recebeu nenhum valor da Receita e viu que terá de pagar imposto da declaração retificadora, será emitido um DARF com as correções necessárias e valores atualizados.
  • aumento do valor da restituição: perfeito se isso acontecer, significa que será depositado em sua conta a diferença entre os valores que foram previamente calculados e o final após retificação.
  • redução da restituição ou inexistência dos valores: se você ainda não recebeu nenhum valor, nada muda. Mas caso tenha recebido, é necessário devolver os valores para a Receita. Para fazer isso, será enviado em seu endereço cadastrado uma Notificação de Restituição Indevida a Devolver (RID) , acompanhada das informações necessárias para preenchimento do DARF para pagamento.

É tranquilo, mas consigo evitar?

Sim, consegue evitar. Humanos estão suscetíveis a erro, mas códigos binários não! Já adiantamos que o IR Sem Erro é uma plataforma digital que pode te indicar os problemas encontrados na sua declaração, se lembra? Então é possível evitar a necessidade de retificar, e mais ainda, consegue evitar o fato de cair na malha fina.

Mesmo revendo várias vezes o rascunho, erros são tão comuns que a Receita te dá um prazo de 5 anos para notar isso. Então não sinta-se a causa do problema, apenas aceite que a tecnologia existe e trabalha para te ajudar.

Dica Extra: Aprenda a fazer Declaração de Imposto de Renda. Aprenda tudo de IR em apenas um final de semana.

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber sobre IR.

No curso você encontra:

  • Conteúdo detalhado, organizado e sem complexidade.
  • Videoaulas simples e didáticas.
  • Passo a passo de cada procedimento na prática.

Tudo a sua disposição, quando e onde precisar

Não perca tempo, clique aqui e aprenda a fazer a declaração do Imposto de Renda.



Conteúdo original IR sem Erro

Você também pode gostar

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More