Um novo sistema virtual denominado e-Defesa permite aos contribuintes que receberem notificações da malha fina da Receita Federal regularizarem a situação de maneira ágil. A partir do fim da pendência, há a liberação de restituições pendentes ou a possibilidade do pagamento imposto devido e ter o nome retirado das pendências.
O sistema relaciona eletronicamente as infrações lançadas, com opção para pagamento, parcelamento ou contestação dos valores. No caso de contestação, o contribuinte pode escolher um ou mais motivos entre os elencados ou redigir seu próprio texto.
O sistema também pode ser utilizado para responder a uma intimação ou para solicitar a antecipação de análise da declaração, para os contribuintes que ficaram retidos em malha, mas ainda não foram intimados. Nesse caso, é preciso realizar previamente o agendamento por meio do ‘Atendimento virtual (e-CAC)’, acessando o serviço ‘Extrato do Processamento da DIRPF’ disponível na aba ‘Declarações e Demonstrativos’.
O e-Defesa pode ser acessado no site da Receita Federal, na opção ‘Atendimento – Malha Fiscal’, no ‘Onde encontro’, ou pelo ícone ‘e-Defesa’, ao final da página principal. De acordo com a Receita, o motivo campeão da malha fina é a omissão de rendimentos do declarante ou de seus dependentes. Esquecer alguma fonte pagadora é uma distração comum, bem como erros simples de digitação.
Outra novidade para este ano é que a Receita passou a exigir o número do CPF das pessoas a partir de 16 anos declaradas como dependentes. Até o ano passado, a obrigatoriedade era válida apenas para maiores de 18 anos. A medida eleva o nível de controle do Fisco e exige que o responsável solicite o documento do dependente.
A Receita Federal também divulgou no canal da TV Receita no Youtube uma série com 11 vídeos sobre o Imposto de Renda Pessoa Física. A série, chamada TV Receita Responde, aborda as principais dúvidas que surgem nesta época de entrega da declaração. Todas as informações sobre a declaração do IRPF 2015 estão disponíveis no link. (Com D24AM)
Falta pouco tempo para o Imposto de Renda (IR) 2025 iniciar, porém, milhões de contribuintes…
Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…