Imagem por @gustavomellossa / @lifeonwhite / freepik - editado por Jornal Contábil
O prazo para os contribuintes enviarem a Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) termina nesta terça (31).
De acordo com a Receita Federal até o dia 27 cerca de 28.880.296 declarações já haviam sido enviadas.
O contribuinte que não encaminhar sua declaração até amanhã dia 31 está sujeito ao pagamento de multa, onde o valor mínimo é de R$ 165,74 e máxima de 20% do imposto devido.
Além da multa, aquele que deixar de declarar também podem ter o CPF bloqueado, trazendo vários transtornos ao cidadão com o impedimento de tirar passaportes, contratar empréstimos e até prestar concurso público.
No que se refere a restituição do IR pagamento o primeiro lote é destinado a grupos prioritários de contribuintes que já enviaram a declaração e que não caíram na malha fina.
Dentre eles temos os idosos acima dos 60 anos, contribuintes com idade entre 60 e 79 anos, pessoas com deficiência física, mental ou com doença grave, assim como professores cuja fonte de renda principal seja o magistério. Confira o cronograma de restituição do Imposto de Renda de 2022:
Como não ocorreram mudanças os contribuintes que devem entregar a declaração de imposto de renda pessoa física são:
Dica Extra do Jornal Contábil : Aprenda a fazer Declaração de Imposto de Renda. Aprenda tudo de IR em apenas um final de semana.
Conheça nosso treinamento rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber sobre IR. No curso você encontra:
Conteúdo detalhado, organizado e sem complexidade, vídeo aulas simples e didáticas, passo a passo de cada procedimento na prática.
Tudo à sua disposição, quando e onde precisar. Não perca tempo, clique aqui e aprenda a fazer a declaração do Imposto de Renda.
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…
O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…