Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil
O prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda deste ano termina nesta terça-feira (31). É importante que o contribuinte se atente ao prazo para evitar possíveis problemas com a falta de envio da obrigação.
De modo geral o cidadão não tem muita opção, caso o contribuinte se encaixe nos critérios da Receita Federal, o mesmo estará obrigado a enviar a declaração de Imposto de Renda que vai acontecer até as 23h59 do dia 31.
São obrigados a declarar o imposto os contribuintes que receberam, em 2021:
O contribuinte que deixar de declarar o Imposto de Renda está passível de algumas punições, como por exemplo, o pagamento de uma multa no valor mínimo de R $165,74.
Contudo, caso o contribuinte não tenha pago nenhum imposto ao Fisco, o valor dessa multa pode começar em 1% ao mês podendo chegar até 20% do total do valor do imposto devido.
Além disso, o contribuinte terá seu CPF bloqueado junto a Receita Federal, assim, sempre que o contribuinte consultar o seu CPF, haverá a informação de que o mesmo está “Pendente de Regularização”.
Essa situação de Pendente para Regularização impede o contribuinte de acessar diversos serviços como:
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…
O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…