Com o mês de fevereiro iniciando, falta cada vez menos tempo para o começo do período do Imposto de Renda (IR) que deve iniciar no começo de março e ir até o mês de maio de 2025.
Começar a se preparar agora pode te ajudar a enviar a sua declaração já nos primeiro dias e transmitir essa declaração, essa prática pode oferecer diversas vantagens e te livrar de problemas futuros.
Confira os próximos tópicos, saiba quem pode ser considerado dependente no Imposto de Renda de 2025 e confira mais informações sobre a declaração do IR.
Realizar o envio do seu IR nos primeiros dias pode te ajudar a bastante de diversas, confira abaixo algumas vantagens:
Receber a restituição primeiro: caso você tenha direito à restituição, declarar nos primeiros dias vai te ajudar a receber antes dos contribuintes que deixam para enviar depois. O primeiro lote é geralmente pago no mês de maio.
Mais tempo para retificação: se você cometer algum erro e cair na temida malha fina, enviar nos primeiros possibilitará que você realize a retificação da sua declaração e ainda receba sua restituição (se for o caso) mais rápido do que os que deixam para última hora. Além disso, caso você tenha esquecido de incluir algo, também será possível retificar com mais tranquilidade.
Sem multa e sem dor de cabeça: esta é a principal obrigação de pessoas físicas, portanto, se você estiver obrigado a transmitir essa declaração e enviar no início, estará evitando problemas, além de garantir que você não vai receber nenhum tipo de multa.
Com base nas regras divulgadas pela Receita Federal em 2024, confira abaixo quem pode ser considerado dependente na sua declaração do Imposto de Renda:
Leia também:
Segundo a Receita Federal, é possível deduzir da base de cálculo o valor de R$ 2.275,08 por dependente. Além disso, é preciso se atentar aos detalhes para não cair na malha fina por conta dos dependentes.
Os seus dependentes não podem ser incluídos em outras declarações, nem mesmo enviar uma declaração separada. Portanto, tenha certeza que todas as pessoas do seu grupo familiar presentes na sua declaração estejam somente no seu Imposto de Renda.
Para inclusão de uma pessoa na sua declaração é fundamental ter em mãos o CPF e a data de nascimento de cada dependente.
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…