Chamadas

Imposto de Renda: saiba o que pode mudar com a nova proposta de reforma tributária.

O texto aprovado na Câmara dos Deputados traz mudanças significativas para empresas e pessoas físicas, fique atento ao que pode mudar com a aprovação da nova proposta. Descubra mais informações no texto a seguir. 

Nova proposta de reforma tributária

Na última quarta-feira (04), a Câmara dos Deputados aprovou o requerimento de urgência para alavancar a tramitação da proposta de reforma do Imposto de Renda. O projeto recebeu 278 votos de apoio dos deputados e segue agora para aprovação no plenário. 

O texto (PL 2337/ 2021) pretende modificar a legislação do Imposto sobre a Renda de empresas, investimentos e de pessoas físicas. 

O relator da proposta, deputado Celso Sabino (PSDB-PA), conjectura a dedução de cerca de R $57 bilhões que seriam arrecadados em dois anos. 

O projeto que visa alterar diferentes pontos da legislação acarretou a insatisfação de alguns. Foram apresentados manifestos contrários às modificações, as reclamações foram divulgadas por cerca de 20 entidades que representam diferentes setores. 

Veja o que a nova proposta pode alterar

A medida que deve ser votada a qualquer instante prevê mudanças na legislação sobre o Imposto de Renda, isto quer dizer que pessoas físicas e jurídicas serão diretamente afetadas pelas mudanças preconizadas pelo texto. 

Dentre as alterações, está prevista a taxação de 20% sobre os dividendos que são destinados a acionistas de empresas. Além disso, está prenunciada a alteração da faixa de valor para isenção do imposto que deve passar de R $1.904,00 para R $2.500,00. 

Para as empresas as mudanças serão significativas, segundo o texto a alíquota de 25% passaria para 22,5 % em 2022 e no ano de 2023 seria reduzida para 20%.

Alterações congeladas desde 2015

A legislação não sofre modificações desde o ano de 2015. Com base nas novas modificações, cerca de 16 milhões de pessoas com remunerações até R $2.500,00 ficarão desobrigadas de efetuar o pagamento do imposto. Atualmente 10,8 milhões de pessoas são isentas da tributação. 

Conforme as alterações previstas pelo projeto, a declaração simplificada passará a ser limitada àqueles que recebem quantias de até R $40.000,00 por ano. Ou seja, terá direito ao desconto da declaração simplificada aqueles que recebem remunerações de até R $3.333,00 por mês.

Sendo assim, a dedução atual de até R $16.754,34 será reduzida para até R $8.000,00. Quem receber montantes superiores a R $40.000,00 por ano deverá optar pelo modelo completo da declaração. 

Impactos na economia

Conforme as projeções do governo, as alterações deverão estimular a economia do país, a expectativa é de que seja feita a injeção de cerca de R $20 bilhões em consumo. 

Segundo o raciocínio, famílias que recebem até seis salários mínimos poderão consumir de maneira mais assídua. Ademais, contribuintes do Simples Nacional também serão isentos da tributação sobre lucros e dividendos. 

Conheça a nova tabela do IRPF segundo a proposta

Em conformidade com a proposta aprovada pelos deputados, a nova tabela do IRPF poderá ser dividida da seguinte maneira: a faixa 1 recebe isenção para ganhos até R $2.500,00. A faixa 2 terá alíquota de 7,5% para ganhos de R $2.500,01 a R $3.200,00. A faixa 3 receberá alíquota de 15% para ganhos de R $3.200,01 a R $4.250,00. Já a faixa 4 terá alíquota de 22,5% para ganhos de R $4.250,01 a R $5.300,00 e a faixa 5 de 27,5% para ganhos acima de R $5.300,01. 

Dica Extra do Jornal Contábil : Aprenda a fazer Declaração de Imposto de Renda. Aprenda tudo de IR em apenas um final de semana

Conheça nosso treinamento rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber sobre IR. No curso você encontra:

Conteúdo detalhado, organizado e sem complexidade, vídeo aulas simples e didáticas, passo a passo de cada procedimento na prática. 

Tudo à sua disposição, quando e onde precisar. Não perca tempo, clique aqui e aprenda a fazer a declaração do Imposto de Renda.

Iana Filizola

Bacharelado em filosofia pela UnB, trabalha com a escrita profissional há cerca de dois anos. Tendo iniciado a carreira como redatora de conteúdos para “web”, integra a equipe do Jornal Contábil desenvolvendo temas informativos e factíveis sobre o cenário atual.

Recent Posts

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

8 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

9 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

10 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

12 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

13 horas ago

Seu Escritório Contábil Está Pronto para o Deepseek?

A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…

13 horas ago