Falta pouco tempo para o Imposto de Renda (IR) 2025 iniciar, porém, milhões de contribuintes estão ansiosos para saber quem receberá a restituição este ano. Lembrando, não são todos os contribuintes que possuem direito.
Receber o dinheiro da restituição é um alívio financeiro para milhões de brasileiros, portanto, a ansiedade dos contribuintes para receber esse dinheiro é compreensiva. Em 2024 foram transmitidas mais de 42,4 milhões de declarações transmitidas.
Se você quer saber se tem direito a receber o IR este ano, confira os próximos tópicos e se informe.
Transmitir a sua declaração do Imposto de Renda nos primeiros dias pode ser benéfico
Transmitir a sua declaração do Imposto de Renda já nos primeiros dias vai te ajudar a evitar problemas, tendo mais tempo para realizar a retificação do seu IR, caso ele caia na malha fina, isso sem prejuízos para sua restituição.
Caso você tenha direito a receber a restituição do Imposto de Renda, enviar a sua declaração nos primeiros dias vai te ajudar a receber ela possivelmente no primeiro lote, com os grupos prioritários.
Para receber no 1º lote, enviar a declaração no primeiro dia não suficiente, é preciso utilizar a declaração pré-preenchida e/ou optar pelo recebimento da sua declaração no PIX.
Quem vai receber restituição em 2025?
Se você pagou imposto de renda pelo menos um mês em 2024, seja por retenção na fonte (pagamento dos empregadores) ou pelo pagamento do Carnê-Leão (quando recebido de pessoas físicas ou de fontes situadas no exterior), você pode ter direito à restrição.
Quem pagou IR em 2024, pode ter direito a restituição em 2025. Após declarar tudo que você recebeu e pagou no ano-calendário (2024), o sistema realizará alguns cálculos para concluir se você terá direito em 2025.
Após elaborar a declaração, segundo a Receita Federal, terá direito a restituição do Imposto de Renda 2025 quem pagou mais imposto do que valor devido que o devido, gerando declaração com imposto a restituir.
Leia também:
- 5 Alternativas de Empréstimos Sem Comprovação de Renda e Análise de Crédito
- Corinthians Propõe Plano de Pagamento de Dívidas e Busca Estabilidade Financeira e Fiscal
- MEI 2025: entenda o limite de faturamento para não ser excluído
- Alerta: Benefício do INSS pode ser Suspenso por falta de Saque, Entenda!
- Dirbi: 45 Novos Benefícios Fiscais na Mira da Receita Federal
Como aumentar a sua restituição
Enfim, resumindo, a restituição do Imposto de Renda é a devolução do valor do imposto pago a mais durante o ano-calendário e para aumentar esse valor, existem algumas dicas que podem te ajudar:
- Inclusão de dependente (Exemplo: filhos, enteados ou cônjuge);
- Inclusão de gastos restituíveis (gastos com faculdade, escola ou com médicos e dentistas, por exemplo).
Existem mais despesas restituíveis e mais grupos de pessoas que podem se tornar seus dependentes e isso vai te ajudar a aumentar a sua restituição.