Enquanto os impostos diretos incidem diretamente sobre a renda e propriedade do próprio contribuinte final, como é o caso do Imposto de Renda e IPVA, os impostos indiretos serão cobrados sobre produtos e serviços, sendo repassados aos demais consumidores da cadeia de venda, como é o caso do ICMS e IPI.
Para controlar de forma efetiva os custos, precificar corretamente e ter maior controle sobre os resultados, é fundamental conhecer sobre a tributação da empresa, entendendo o percentual aplicável e sobre qual base os cálculos serão efetuados.
Leia também: Brasileiros Trabalharam Até O Dia 27 De Maio Só Para Pagar Tributos
Conte com uma contabilidade de confiança, como a Contabilizei, para organizar o pagamento dos seus impostos e tornar seu dia a dia mais fácil.
O que são impostos diretos?
Os impostos indiretos são aqueles que incidem diretamente sobre a renda e propriedade do contribuinte, sem o repasse desse valor a terceiros.
Isso significa que os impostos diretos serão pagos pela pessoa física ou jurídica e não serão incluídos no preço dos produtos e serviços vendidos, seguindo o princípio da proporcionalidade, ou seja, quanto maior a renda, maior o imposto.
Os principais impostos diretos são:
- Imposto de Renda Pessoa Fìsica (IRPF): calculado sobre os rendimentos tributáveis de contribuintes pessoa física como salários e aluguéis recebidos. Os profissionais autônomos também recolhem o IRPF sobre seus rendimentos. As alíquotas vão de 7,5 a 27,5%, conforme as faixas de receita estipuladas pela Receita Federal.
- Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ): para empresas do lucro presumido e lucro real o imposto de renda é cobrado separadamente, diretamente sobre a presunção do lucro e lucro contábil, respectivamente. No Simples Nacional o imposto de renda é cobrado juntamente com os demais, em guia única, sendo considerado um imposto indireto.
- Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU): imposto municipal cobrado sobre as propriedades construídas em perímetro urbano.
- Imposto sobre Veículos Automotores (IPVA): incide anualmente sobre veículos automotores, variando seu valor de acordo com as características do bem.
O que são impostos indiretos?
Já os impostos indiretos são aqueles que incidem sobre o consumo de bens e serviços, tendo o seu custo repassado aos demais consumidores da cadeia.
Esses tributos incidem sobre a aquisição de alimentos, roupas, móveis e demais itens e contratação de serviços em geral.
Leia também: Câmara Aprova MP Que Concede Isenção De Tributos A Empresas Aéreas
São exemplos de tributos indiretos:
- Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços de Transporte e Telecomunicações (ICMS)
- Imposto sobre Serviços (ISS)
- Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI)
- Imposto de Importação (II)
- Contribuições ao Programa de Integração Social (PIS)
- Contribuições Sociais para Financiamento da Seguridade Social (COFINS)
O que é planejamento tributário e como fazer?
Saber diferenciar impostos diretos e indiretos é um importante passo para calcular os custos da operação e precificar melhor os produtos e serviços, mas para fazer a gestão tributária da empresa é preciso colocar os conceitos em prática com um bom planejamento tributário.
O planejamento tributário consiste na avaliação completa das informações da operação da empresa e sua tributação, simulando os efeitos nos diferentes regimes tributários disponíveis para garantir sempre o maior retorno para os sócios.
É através desta análise que são definidas as estratégias para minimizar a carga tributária de forma legal e reajustar o formato operacional para garantir incentivos fiscais e outros benefícios.
Além de realizar o planejamento tributário no momento de abertura do CNPJ, é fundamental acompanhar o seu andamento e refazer as simulações no final de cada ano, momento que a legislação permite a alteração do regime tributário, se for o melhor caminho.
Importância da contabilidade para a apuração dos impostos diretos e indiretos
Contar com o apoio de contadores especialistas no segmento de atuação da empresa é fundamental para garantir a correta apuração dos impostos municipais, estaduais e federais assim como a elaboração de um bom planejamento tributário.
Leia também: Presidente Do Sescon-SP Traz Importantes Informações Sobre Retenção De Tributos
Uma boa contabilidade conhecerá sobre as possibilidades tributárias das atividades exercidas e a legislação específica da localização da empresa, garantindo que todas as estratégias estejam suportadas pela lei e apresentando todos os cenários para a melhor decisão do empresário.
Com o Contabilizei Experts você tem um assessor especialista responsável por executar todas as rotinas contábeis além da gestão financeira do CNPJ.
Por: Charles Gularte, formado em contabilidade pela FAE Centro Universitário e MBA em Gestão Empresarial, Administração e Negócios. Depois de começar sua carreira como contador, trabalhou por 14 anos em uma empresa de logística como superintendente de negócios e diretor, até chegar à Contabilizei na gestão de atendimento ao cliente, operações contábeis e serviços.
Fonte: Contabilizei