O povo brasileiro paga cerca de 92 tipos de tributos, entre impostos, taxas e contribuições.
Seja pessoa física ou jurídica, o pagamento deve ser feito para garantir certos serviços que são necessários ao longo da nossa vida.
Mas você conhece a diferença que existe entre os tipos de impostos? Saiba que as cobranças não são apenas federal, mas também estadual e municipal.
Vale ressaltar que os impostos federais representam, aproximadamente 60% de toda a arrecadação.
Por sua vez, os impostos estaduais registram a arrecadação em torno de 28% e 5,5% é contabilizado pelos municípios.
Para entender melhor como funciona, vamos falar primeiro sobre a diferença de tributos, impostos, taxas e contribuições.
Podemos dizer que os tributos são os pagamentos obrigatórios que cidadãos e empresas precisam fazer ao Estado.
Os valores são utilizados para o custeio de atividades ligadas ao governo. Sendo assim, os tributos podem ser impostos, contribuições e taxas.
São aqueles tributos em que a arrecadação não tem destino determinado, podendo ser utilizados em saúde, educação, pagamento de salários de servidores, dentre outros. Pode ainda ser divididos entre os entes governamentais, conforme previsão de lei;
Estes possuem destino determinado, sendo assim, serão gastos em cada setor respectivo, como por exemplo, o Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide-combustíveis) que é voltado às melhorias da infraestrutura do setor de transportes e projetos que estão relacionados ao setor;
São aqueles tributos que têm destino determinado, por exemplo, a taxa de lixo só pode ser usada para a coleta e tratamento de resíduos urbanos.
Conheça melhor os impostos pagos no Brasil:
Através desta arrecadação, é possível custear os gastos do Estado, são eles:
Tem como objetivo manter os investimentos à nível estadual, seja em educação, saúde e infraestrutura (escolas e faculdades estaduais, rodovias estaduais, etc). Confira quais são eles:
Cada município é responsável pela cobrança e gestão deste imposto, sendo voltado à organização da administração e serviços disponibilizados à população. Conheça quais são eles:
De acordo com o site do Impostômetro, até o mês de outubro foram arrecadados mais de R$1 trilhão de reais entre impostos federais, estaduais e municipais, sendo o ICMS (Imposto sobre circulação de mercadorias e serviços), o imposto com maior arrecadação independente. Sabemos que não é novidade a grande quantidade de impostos que são cobrados no Brasil.
O país está entre aqueles com maior taxa tributária – sendo 38% da economia mundial revertida ao pagamento de impostos.
No ranking que mostra o índice de retorno de impostos ao bem estar social que pode ser conferido no site do Impostômetro, o Brasil aparece em 30º lugar. O primeiro lugar fica com a Irlanda.
Para entender melhor como funciona essa arrecadação, destacamos que no país existem três tipos de regimes de tributação, ou seja, formas de recolhimento de valores relacionados aos impostos, sendo eles o Lucro Real, o Lucro Presumido e o Simples Nacional.
Escolhido pelas grandes empresas, sendo assim, os impostos devem ser calculados pelo lucro líquido da empresa.
Neste caso, as empresas precisam ser organizadas e informar exatamente qual foi o seu lucro com base no cálculo do IRPJ;
É utilizado por pessoas jurídicas que não tenham obrigação da apuração do lucro real, este regime utiliza o cálculo do IRPJ e do CLSS como base de cálculo;
É um regime que possui alíquotas de tributação mais baixas, pois, elas são diferenciadas pelo seu faturamento. É mais utilizado por pequenas e médias empresas.
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…