Categories: Destaques

Inadimplência atinge 61 milhões de brasileiros

Mais de um terço da população brasileira, cerca de 61 milhões de pessoas, são inadimplentes, ou seja, estão endividadas, não conseguem pagar suas contas. É um recorde histórico, segundo revelou a Serasa Experian.

O montante da dívida alcançada em setembro deste ano chega a R$ 269,1 bilhões, com média de quatro dívidas por CPF. Segundo a Serasa, a dívida é de R$ 4.411,00 por pessoa.

[rev_slider alias=”ads”][/rev_slider]

A maior parte dessa dívida foi contraída nos setores bancário e de cartão de crédito, cerca de 29%. As compras no comércio respondem por 13,5% do total de dívidas do consumidor. Situações que refletem o descontrole no orçamento pessoal ou familiar, como explica o professor Cláudio de Souza Miranda, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (Fearp) da USP.

 

Para reverter a situação e aliviar o bolso do consumidor, a Serasa mantém, até o próximo dia 30, o Feirão Limpa Nome, para que os inadimplentes possam negociar suas dívidas. A ideia é fazer o consumidor usar a primeira parcela do décimo terceiro para quitar, mesmo que parcialmente, suas contas e limpar o nome no mercado.

Do lado do consumidor, o professor Miranda sugere que aqueles que estão endividados paguem as dívidas maiores para que se livrem do mais pesado. Para quem não se endividou ele aconselha colocar no papel todas as contas e receitas para manter o controle e não se tornar um inadimplente.

Com Informações do Jornal da USP

 

Ricardo de Freitas

Ricardo de Freitas possui uma trajetória multifacetada, ele acumula experiências como jornalista, CEO e CMO, tendo atuado em grandes empresas de software no Brasil. Atualmente, lidera o grupo que engloba as empresas Banconta, Creditook e MEI360, focadas em soluções financeiras e contábeis para micro e pequenas empresas. Sua expertise em marketing se reflete em sua obra literária: "A Revolução do Marketing para Empresas Contábeis": Neste livro, Ricardo de Freitas compartilha suas visões e estratégias sobre como as empresas contábeis podem se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, utilizando o marketing digital como ferramenta de crescimento.

Recent Posts

Obrigações fiscais e contábeis de uma empresa: quais são as principais?

Fazer com que qualquer negócio opere regularmente nas questões fiscais manterá a empresa longe de…

36 minutos ago

Trump prestes a “atirar” em impostos brasileiros; e agora?

Se tem uma coisa que Donald Trump adora é uma boa guerra comercial. O ex-presidente…

1 hora ago

A verdade sobre dívidas atrasadas no CNPJ; saiba hoje

Ter um CNPJ pode ser o sonho de muita gente, mas quando as dívidas começam…

1 hora ago

CNI dá péssima notícia para as pequenas indústrias do Brasil

O cenário para as pequenas indústrias brasileiras já não era dos melhores, mas agora ficou…

1 hora ago

Trabalhadores em festa, mas apenas os que ganham até R$ 5 mil?

Reforma do Imposto de Renda à vista! Mas calma, antes de soltar fogos e comemorar…

1 hora ago

Arroz café e mais 3 produtos podem ficar mais baratos; entenda

Boas notícias para o bolso dos brasileiros! Mas calma, não precisa sair correndo pro mercado…

2 horas ago