Além das alterações já previstas na reformulação do programa Bolsa Família, o Governo Federal deseja incluir um auxílio destinado à compra de gás de cozinha de 13 kg.
A medida para implementar o vale gás para os beneficiários do bolsa família, irá depender de uma negociação da equipe da Cidadania com a Petrobrás. O assunto que será tratado com empresa estatal de economia mista, refere-se ao preço do botijão de gás, a ideia é reduzir o valor do produto.
Em entrevista à rádio 96 FM, o presidente da república Jair Messias Bolsonaro (sem partido) alegou que a questão é fora de sua alçada, mas garante que está negociando com a Petrobrás para ser possível aplicar auxílio.
Se viabilizado como será o vale gás?
Considerando que as famílias de baixa renda cujas finanças dependem do Bolsa Família, não conseguem arcar com valor atual do botijão de gás, o abono será de grande ajuda para este grupo.
Assim sendo, a ideia do vale gás, é conceder um auxílio bimestral para os integrantes do Bolsa Família, de modo a tornar viável a compra do botijão de 13 kg por parte deste grupo. Bolsonaro alega que a negociação com a Petrobras depende de “pequenos acertos, porque a Petrobras não é minha, ela tem a participação do privado também. Estamos negociando isso daí” disse.
Pronunciamento da Petrobrás
Devido ao divulgado na imprensa nacional a respeito do programa, a Petrobras alegou não haver “eventuais programas sociais destinados ao gás de cozinha no Brasil”. Contudo, na última quinta-feira (5), o presidente da empresa, Joaquim Silva e Luna, se retratou afirmando que a proposta está sob análise do Ministério de Minas e Energia, isto é responsabilidade do Governo Federal.
Sendo assim, atualmente não há informações oficiais para a aplicação do vale gás destinado aos beneficiários do Bolsa Família.