Chamadas

Índice inflacionário altera o valor do salário mínimo para o ano de 2022

Essa informação é obtida através do Índice de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA), o IBGE anuncia mensalmente o índice parcial dado que o definitivo só pode ser informado no fim do ano. Atualmente esse índice vêm crescendo exponencialmente ocasionando várias altas de preços, inclusive a alta do salário mínimo esperado para o próximo ano. 

É previsto por Lei o reajuste do salário mínimo anualmente, isso deve ocorrer porque os preços de mercadorias e serviços se alteram conforme a inflação. É necessário preservar o poder de compra da população, devido a isso ocorre a correção dos valores. 

Nova previsão para o piso salarial nacional

São divulgadas algumas projeções do índice inflacionário, a princípio esse seria de 6,2%. Contudo, esse número vêm se alterando com o decorrer dos meses e deve aumentar até o fim deste ano. 

Hoje o índice supera a marca de 8%, essa elevação faz com que o novo piso salarial conjecturado chegue a faixa de R$1.192,00. Essa correção de valores é prevista pela Constituição Federal, trata-se de um direito do trabalhador.

Cabe ao governo federal garantir o cumprimento da Lei efetuando o reajuste para o ano que vem, dessa forma a população que recebe o salário mínimo nacional pode continuar tendo acesso aos produtos e mercadorias que também passam por reajustes de preços devido à inflação no país. 

Falta de ganhos reais

Apesar da determinação da Constituição Federal, o piso salarial nacional não recebe os chamados valores reais. Isso tem se dado desde o início do mandato do presidente Jair Bolsonaro. O salário mínimo recebe valores reais quando ocorre o aumento do poder aquisitivo, ou de compra do trabalhador. 

Para isso ocorrer o salário mínimo deveria utilizar um índice maior que o IPCA, mas como isso não acontece a população que recebe o piso mínimo nacional está, na verdade, recebendo quantias iguais ao IPCA, sem ganhos reais. 

Segundo as alegações do governo, a falta de ganhos para este ano ocorreu em virtude da pandemia de Covid-19, a situação deve se repetir no próximo ano. 

Contudo, desde o ano de 2019 o salário mínimo não tem recebido ganhos reais, o INPC deveria ser utilizado para a correção dos valores, todavia, com a alteração do índice o piso não recebe valores capazes de aumentar o poder de compra da população, ele apenas repõe os prejuízos. 

Iana Filizola

Bacharelado em filosofia pela UnB, trabalha com a escrita profissional há cerca de dois anos. Tendo iniciado a carreira como redatora de conteúdos para “web”, integra a equipe do Jornal Contábil desenvolvendo temas informativos e factíveis sobre o cenário atual.

Recent Posts

DeepSeek: Entenda a disputa tecnológica entre a China e os EUA

As empresas americanas estão acelerando para entregar modelos de inteligência artificial (IA) mais eficientes e…

4 minutos ago

Isenção do Imposto de Renda de até R$ 5 mil: se atualize sobre o projeto!

No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…

8 horas ago

DCTFWeb: entenda tudo o que mudou com a prorrogação

Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…

12 horas ago

Contabilidade: 5 dicas para se estressar menos no trabalho

A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…

15 horas ago

INSS: Dor na Coluna e aumento nos Transtornos Mentais Lideram Afastamentos por Incapacidade Temporária no Brasil em 2024

O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…

20 horas ago

Quem paga a conta de carro batido no estacionamento

Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…

21 horas ago