Imagem por @leonidassanatana / freepik
Essa informação é obtida através do Índice de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA), o IBGE anuncia mensalmente o índice parcial dado que o definitivo só pode ser informado no fim do ano. Atualmente esse índice vêm crescendo exponencialmente ocasionando várias altas de preços, inclusive a alta do salário mínimo esperado para o próximo ano.
É previsto por Lei o reajuste do salário mínimo anualmente, isso deve ocorrer porque os preços de mercadorias e serviços se alteram conforme a inflação. É necessário preservar o poder de compra da população, devido a isso ocorre a correção dos valores.
São divulgadas algumas projeções do índice inflacionário, a princípio esse seria de 6,2%. Contudo, esse número vêm se alterando com o decorrer dos meses e deve aumentar até o fim deste ano.
Hoje o índice supera a marca de 8%, essa elevação faz com que o novo piso salarial conjecturado chegue a faixa de R$1.192,00. Essa correção de valores é prevista pela Constituição Federal, trata-se de um direito do trabalhador.
Cabe ao governo federal garantir o cumprimento da Lei efetuando o reajuste para o ano que vem, dessa forma a população que recebe o salário mínimo nacional pode continuar tendo acesso aos produtos e mercadorias que também passam por reajustes de preços devido à inflação no país.
Apesar da determinação da Constituição Federal, o piso salarial nacional não recebe os chamados valores reais. Isso tem se dado desde o início do mandato do presidente Jair Bolsonaro. O salário mínimo recebe valores reais quando ocorre o aumento do poder aquisitivo, ou de compra do trabalhador.
Para isso ocorrer o salário mínimo deveria utilizar um índice maior que o IPCA, mas como isso não acontece a população que recebe o piso mínimo nacional está, na verdade, recebendo quantias iguais ao IPCA, sem ganhos reais.
Segundo as alegações do governo, a falta de ganhos para este ano ocorreu em virtude da pandemia de Covid-19, a situação deve se repetir no próximo ano.
Contudo, desde o ano de 2019 o salário mínimo não tem recebido ganhos reais, o INPC deveria ser utilizado para a correção dos valores, todavia, com a alteração do índice o piso não recebe valores capazes de aumentar o poder de compra da população, ele apenas repõe os prejuízos.
As empresas americanas estão acelerando para entregar modelos de inteligência artificial (IA) mais eficientes e…
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…