Mato Grosso do Sul

Índice vacinal contra febre aftosa atinge recorde de 99,6% no MS

A Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) apresentou os resultados de uma campanha de vacinação contra a febre aftosa para áreas serranas, que começou no dia 1º e terminou no dia 30 de novembro, e para os que optaram pelo Pantanal, que encerrou dia 15 de dezembro.

Em relação à fase de novembro de 2020, o índice de vacinação atingiu 99,62%, um aumento de 0,19% em relação ao período de novembro de 2020. 

No total, 9.119.303 bovinos e bubalinos foram vacinados.

Ressaltamos que, devido às nossas características geográficas e fronteiras com a Bolívia e o Paraguai, nosso Estado tem demonstrado anualmente que está pronto para cuidar de nosso patrimônio pecuário e não precisa estender o período de vacinação como os 14 estados, por falta de vacina nas revendas, conforme autorização do Ministério da Agricultura (Mapa).

Daniel Ingold, Diretor Presidente da Iagro, avalia que, os resultados já são esperados a cada ano, haja vista o envolvimento dos produtores rurais e de toda cadeia produtiva da carne, que compreendem a importância em manter a sanidade do seu rebanho como pré-requisito para a elevação do status sanitário através da retirada da vacinação prevista para este ano em Mato Grosso do Sul.

O MS está caminhando para a retirada da vacina, buscando o reconhecimento internacional da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) para áreas livres não vacinadas.

Portanto, segue as diretrizes do Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância da Febre Aftosa (PNEFA) do Ministério da Agricultura.

Gabriel Dau

Estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, atualmente trabalha como Redator do Jornal Contábil sendo responsável pela elaboração e desenvolvimento de conteúdos.

Recent Posts

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

4 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

5 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

6 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

8 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

9 horas ago

Seu Escritório Contábil Está Pronto para o Deepseek?

A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…

9 horas ago