Economia

Inflação do mês de setembro apresentou alta

A inflação em setembro foi registrada em 0,26%, representando um aumento de 0,03 ponto percentual em relação à taxa de agosto, que teve uma elevação de 0,23%. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que divulgou esses dados no Rio de Janeiro, destacou que o crescimento de 2,80% nos preços da gasolina exerceu pressão sobre esse resultado.

A gasolina é o subitem de maior impacto individual, contribuindo com 0,14 ponto percentual no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que é a medida oficial da inflação no país.

Leia também: Expectativas De Inflação Para Outubro: Alguma Surpresa À Vista?

A inflação acumulada no ano alcançou 3,50%. Nos últimos 12 meses, atingiu 5,19%, superando os 4,61% registrados nos 12 meses anteriores. Comparando com setembro de 2022, quando houve uma variação de -0,29%, fica evidente o aumento da inflação.

André Almeida, gerente do IPCA, explicou que o aumento nos preços da gasolina desempenhou um papel significativo no resultado de setembro. Devido a esse desempenho, o setor de transportes foi o que teve o maior impacto positivo (0,29 ponto percentual) e a maior variação (1,40%) entre os nove grupos de produtos e serviços pesquisados. No mesmo grupo, merece destaque o subitem das passagens aéreas, com a segunda maior variação mensal (13,47%) e o segundo maior impacto (0,07 ponto percentual) no IPCA total, após uma queda de 11,69% em agosto.

Leia também: Previsões Do Mercado Mantêm Estabilidade Para A Inflação E O PIB

O item combustíveis, que também faz parte do grupo de transportes e inclui o subitem gasolina, aumentou 2,70%, impulsionado pelos aumentos nos preços do óleo diesel (10,11%) e do gás veicular (0,66%), e pela queda nos preços do etanol (-0,62%). O aumento de 0,42% nas passagens de ônibus intermunicipais foi influenciado pelo reajuste de 12,90% em Salvador (2,62%), implementado a partir de 10 de agosto.

Habitação

O grupo de habitação teve um crescimento de 0,47% nos preços em setembro em comparação com agosto, exercendo pressão sobre o indicador de inflação. A energia elétrica residencial, que é a maior contribuição desse grupo com 0,04 ponto percentual, registrou um aumento de 0,99% no mês.

Isso se deve, em grande parte, aos reajustes tarifários aplicados em três áreas de abrangência da pesquisa. O gerente do IPCA destacou os impactos das revisões em São Luís, que teve um aumento de 10,74% com vigência a partir de 28 de agosto; em Belém, com um aumento de 9,40% válido a partir de 15 de agosto; e em Vitória, onde o reajuste de 3,20% entrou em vigor a partir de 7 de agosto.

No mesmo grupo de habitação, vale ressaltar o aumento das taxas de água e esgoto em duas áreas pesquisadas pelo IPCA. Houve um acréscimo de 5,02% em Brasília a partir de 1º de agosto, contribuindo com 0,02 ponto percentual, e um aumento de 1,37% em Vitória, a partir de 1º de agosto.

Por outro lado, o gás encanado apresentou uma queda de 0,10% nos preços, influenciada pelas reduções tarifárias em duas capitais. Em Curitiba, houve uma redução de 2,23% a partir de 4 de agosto, e no Rio de Janeiro, uma queda média de 1,70% a partir de 1º de agosto.

Quedas

O grupo de alimentação e bebidas desempenhou um papel importante na redução da pressão sobre o índice de setembro. “Este é o grupo com maior peso no IPCA e registrou deflação pelo quarto mês consecutivo, mantendo a tendência de queda nos preços dos alimentos, principalmente para consumo em casa”, explicou André Almeida.

A deflação de 0,71% no grupo de alimentação contribuiu para uma diminuição de 0,15 ponto percentual na taxa de inflação do mês. “Os preços dos alimentos para consumo em casa caíram 1,02%, com destaques para a batata-inglesa (-10,41%), cebola (-8,08%), ovo de galinha (-4,96%), leite longa vida (-4,06%) e carnes (-2,10%). No entanto, observou-se um aumento nos preços do arroz (3,20%) e do tomate (2,89%)”, informou o IBGE.

Apesar do aumento de 0,12% nos preços da alimentação fora de casa, esse percentual representa uma desaceleração em relação ao resultado de agosto, quando a taxa foi de 0,22%. “O grupo também registrou aumentos em refeições (0,13%) e lanches (0,09%), mas em intensidades menores do que no mês anterior (0,18% e 0,30%, respectivamente)”, acrescentou o IBGE.

Regiões

A única diminuição entre os índices regionais foi observada em Goiânia, com uma queda de -0,11%. Isso se deveu à deflação na energia elétrica residencial, que registrou -2,97%. Por outro lado, a maior variação ocorreu em São Luís, com um aumento de 0,50%. Nesse caso, o indicador foi influenciado pelos aumentos nos preços da energia elétrica residencial (10,74%) e do arroz (4,09%).

IPCA

Conforme informações do IBGE, o IPCA é elaborado levando em consideração a renda das famílias que ganham de um a 40 salários mínimos e que vivem nas regiões metropolitanas de Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Vitória, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, bem como no Distrito Federal e nos municípios de Goiânia, Campo Grande, Rio Branco, São Luís e Aracaju.

Leonardo Grandchamp

Supervisor de Redação do Jornal Contábil e responsável pelo Portal Dia Rural.

Recent Posts

INSS: confira o calendário de pagamentos de fevereiro

Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…

49 minutos ago

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

11 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

12 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

13 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

15 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

16 horas ago