É de responsabilidade de todo e qualquer motorista dirigir com atenção, e sempre respeitando as regras impostas pela legislação, garantindo assim um trânsito mais seguro tanto para outros condutores quanto para os passageiros. Caso contrário, há a incisão de penalizações, como multas cujo intuito é punir financeiramente o motorista que apresenta comportamento prejudicial ao trânsito.
Nesta linha, condutores que não respeitam estas normas estarão sujeitos a levar multas, e em alguns casos podem ter sua Carteira de Habilitação suspensa. Infrações de trânsito podem ser classificadas em até quatro tipos, representado os graus: leve, médio, grave e gravíssima.
Vale ressaltar que não são apenas multas de trânsito que podem advertir mal condutores, isto porque as leis de trânsito também viabilizam a tomada das seguintes medidas:
O condutor que organizar interrupção nas vias públicas, consequentemente ocasionando bloqueio da circulação, sem a autorização de nenhum órgão governamental, estará sujeito a uma multa de trânsito que pesará bastante no bolso do infrator.
Considerando que pratica diz respeito a uma infração gravíssima, a penalidade prevê o pagamento de uma multa de R$ 17.608,20, conforme as normas do CTB (Código de Trânsito Brasileiro). O valor exorbitante, é resultado da multiplicação da multa de uma infração gravíssima em 60 vezes
Além disso, o condutor terá o seu veículo removido pelos órgãos responsáveis, e sua CNH (Carteira Nacional de Habilitação) será suspensa por um período de 12 meses. Vale destacar que se a multa ocorrer de modo reincidente, ou seja, se este episódio tiver acontecido mais de uma vez, o valor cobrado pode ser ainda maior que o anterior.
Ademais, pessoas que foram coniventes com o bloqueio das vias, mesmo não tendo participado da organização do mesmo, também podem ser multadas no valor de R$ 191,54.
A resposta é sim, caso o motorista cometa uma infração considerada gravíssima pelo Código de Trânsito Brasileiro, este condutor pode perder seu direito de dirigir. Cabe salientar que em sua grande maioria, após um certo período o condutor consegue recuperar sua habilitação.
Confira abaixo uma lista com 8 infrações consideradas gravíssimas, segundo as leis de trânsito.
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…