Começa hoje o prazo para a entrega da declaração da Rais (Relação Anual de Informações Sociais) de 2016. O documento é o raio X mais fidedigno do emprego com carteira assinada no Brasil.
O preenchimento e envio desse documento são obrigatórios a todas as pessoas jurídicas que estavam com CNPJ ativo na Receita Federal no ano passado, com ou sem empregados, e a todos os estabelecimentos com CEI (Cadastro de Empresa Individual) que possuem funcionários. MEIs (Microempreendedores Individuais) só precisam declarar se tiverem colaboradores. O prazo final é 17 de março.
Na Rais constam dados como o número de empresas, em que municípios estão localizadas, o ramo de atividade e a quantidade de funcionários. Ela também informa em que ocupações estão os trabalhadores brasileiros, quanto ganham e qual o tipo de vínculo que possuem com as empresas – se são contratados por tempo indeterminado, temporários, servidores públicos ou estão ocupando cargos comissionados.
A declaração deverá ser feita somente via internet, a partir de hoje, por meio do site www.rais.gov.br. A multa para quem não entregar até o fim do prazo varia conforme o tempo de atraso e o número de funcionários, e vai de R$ 425,64 a R$ 42.641.
Diário do Grande ABC
Falta pouco tempo para o Imposto de Renda (IR) 2025 iniciar, porém, milhões de contribuintes…
Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…