Este 2022 começa com o otimismo dos industriais em alta. Pelo 18º mês consecutivo, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI), apurado pela FIEMG, cresceu 0,3 ponto neste primeiro mês do ano em relação a dezembro (56,7 pontos). O ICEI alcançou 57 pontos agora em janeiro.
O levantamento dos analistas da FIEMG confirma que a manutenção da confiança vem ocorrendo em um contexto de certa normalização da economia, motivada especialmente pela cobertura mais ampla da vacinação contra a Covid-19.
Ainda assim, a confiança deste janeiro está menos intensa do que a observada no início do ano passado — o indicador recuou 3,6 pontos na comparação com janeiro de 2021 (60,6 pontos).
Já o ICEI nacional caiu 0,7 ponto em relação a dezembro (56,7 pontos) e marcou 56 pontos, sinalizando confiança dos industriais brasileiros também pelo 18º mês seguido. O ICEI resulta da ponderação dos índices de condições atuais e de expectativas, que variam de 0 a 100 pontos. Valores acima de 50 pontos indicam percepção de situação atual melhor e expectativa positiva para os próximos seis meses, respectivamente.
Confira todo o levantamento clicando aqui.
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…