O termo inovação tem cada dia mais rondado o mundo dos negócios. A verdade, no entanto, é que ele ainda não virou realidade para diversas empresas, principalmente no Brasil.
Uma pesquisa divulgada pelo IBGE em abril deste ano mostra que apenas 33,6% das organizações brasileiras são realmente inovadoras.
Com a crise causada pela covid-19, o que seria normalmente um processo mais lento, entrou em aceleração por causa da pandemia.
E agora inovar virou questão até de sobrevivência. Aderir à inovação como estratégia é hoje uma das opções mais inteligentes frente ao contexto de crise e competitividade acirrada que as empresas vêm enfrentando.
Mais que inovar, o importante é fazer as perguntas certas. Afinal, inovação não tem uma caixinha de respostas, mas sim os questionamentos que as empresas devem se fazer para chegar lá.
O sócio e diretor da People+Strategy, João Roncati, levanta algumas das principais questões para refletir sobre o processo de inovação estratégica corporativa. Confira!
Estratégia é posicionamento. Inovação é valor novo, perceptível, concreto e, portanto diferenciador. Toda inovação deve gerar um valor diferenciador e, por isso, é estratégica.
Existem algumas razões pelas quais as empresas devem inovar: para se manter de forma competitiva, aumentar essa competitividade e até evitar o declínio do seu negócio. Inovar é criar um diferencial competitivo, perceptível e atrativo. O projeto de inovação é o caminho para se chegar a essa entrega de valor.
Nem toda inovação é necessariamente disruptiva. Inovação é a criação de coisas novas ou o rearranjar das antigas, mas de uma nova forma.
É a criatividade organizada que gera resultados concretos e superiores. Aquela solução encontrada para trazer novos valores, um novo grau de diferenciação e resultados melhores.
Não precisa ser necessariamente uma ideia nova, mas precisa ser organizada, fazer parte de uma estratégia e do posicionamento da empresa e, claro, gerar resultados superiores àqueles que vinham sendo obtidos.
O principal fator, sem dúvidas, é um problema ou uma restrição, como a de recursos por exemplo. O que estamos vivendo hoje na pandemia, por exemplo, é uma alavanca muito grande para inovação.
E provavelmente teremos vários processos inovadores para solucionar os problemas gerados, principalmente nas áreas de saúde, tecnologia e educação.
Outro fator é a necessidade de criação de um valor diferenciador. A criatividade organizada pode, por exemplo, combinar soluções que efetivamente melhorem a capacidade competitiva e coloquem a empresa à frente de seus concorrentes.
Fundamentalmente, que a empresa ofereça valor novo e perceptível ao seu mercado, aos seus clientes.
Para que uma estratégia de inovação corporativa obtenha sucesso, pode ser necessário ajustar processos, hábitos e até mesmo a cultura da empresa.
Ainda precisamos caminhar muito no processo de inovação dentro das organizações. Afinal, como mostramos até agora, é preciso realmente criar condições para isso existir efetivamente, reservar tempo e recursos.
Empresas, para serem inovadoras precisam entender isso: é necessário cultivar o pensamento divergente, fugir da formulação padronizada, estimular processos contínuos de desenvolvimento de ideias, de fomento à criatividade.
E para conseguir fazer isso dentro da sua empresa o termo-chave é: novos conhecimentos, sempre. Trabalhar e se dedicar sempre para obter informação, experimentar, perguntar, não julgar, experimentar novas emoções. Por quê? Para multiplicar nossas perspectivas e assim, inovar de maneira estratégica e eficiente.
Por João Roncati, CEO da People+Strategy
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…