cadunico
Através do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal o (CadÚnico) o governo consegue identificar e selecionar as famílias de baixa renda para as mais diversas políticas públicos.
Para quem não sabe o CadÚnico é uma ferramenta desenvolvida pelo governo como tentativa de identificar famílias de baixa renda. Assim os cadastrados passam a fazer parte das ações de políticas públicas.
Conheça alguns dos principais programas do governo que utilizam do CadÚnico para selecionar os participantes:
Os participantes ainda podem conseguir isenção no pagamento de taxas em processos seletivos e concursos públicos.
O Renda Brasil, programa recentemente divulgado pelo governo, visa substituir o então programa social Bolsa Família. O Renda Brasil vai unificar diversos benefícios e utilizará os dados do Auxílio Emergencial para que consiga alcançar novos beneficiários.
Atualmente cerca de 13,5 milhões de brasileiros recebem o Bolsa Família entretanto com o Renda Brasil, será incluído 20 milhões de pessoas que recebem o Auxílio Emergencial, mais 11 milhões com direito ao Bolsa Família. O Ministério da Economia deixou claro, que novas estratégias foram desenvolvidas ao público de 25 milhões de pequenos empresários e trabalhadores informais.
Outro ponto levantado pelo Ministério da Economia é que com a unificação dos programas sociais, será possível aumentar os recursos e redistribuí-los. Assim haverá um aumento no valor do benefício que substituirá o Bolsa Família que deve ficar entre R$ 250 a R$ 300.
O número de pessoas assistidas também deve ser maior no Renda Brasil. Estima-se que a população beneficiada será de mais de 40 milhões.
Até o momento o Governo Federal ainda não estabeleceu as regras para receber os pagamentos do novo programa. Entretanto, é plausível afirmar que o principal requisito para o Renda Brasil será o Cadastro Único, além da inscrição no Bolsa Família.
Podem se inscrever no cadastro, quem comprovar:
Geralmente, os próprios municípios organizam visitas regulares às famílias de baixa renda para incluí-las no Cadastro Único. Mas, caso sua família se encaixe no perfil de quem deve estar cadastrado e ainda não está, é possível fazer isso presencialmente.
Para saber onde, entre em contato com o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) mais próximo. Alguns, inclusive, também realizam o cadastro.
Para cadastrar a família toda, é necessário que uma pessoa se responsabilize por informar os dados de todos os membros. Essa pessoa, chamada de Responsável pela Unidade Familiar (RF), precisa:
As empresas americanas estão acelerando para entregar modelos de inteligência artificial (IA) mais eficientes e…
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…