As inscrições para o 1° semestre no SiSU 2025 (Sistema de Seleção Unificada) começam hoje, dia 17. Os estudantes vão concorrer a uma vaga em instituições públicas de todo o país.
As inscrições prosseguem até terça-feira, dia 21, através do site acessounico.mec.gov.br. O resultado será divulgado no dia 26 e as matrículas ocorrem de 27 a 31 de janeiro.
Através do Sisu é possível conquistar uma vaga em um curso de graduação em instituições públicas de todo o país. O processo de inscrição é simples, mas requer que o estudante tenha atenção a alguns pontos muito importantes.
Quem não for selecionado em nenhuma das duas opções de curso ainda pode disputar uma das vagas por meio da lista de espera do Sisu. Para isso, é preciso manifestar interesse em participar da lista entre os dias 26 e 31 de janeiro.
Confira as dicas que podem ajudar no momento de inscrição.
Quais as melhores dicas na hora da inscrição?
1. Defina o seu curso antes de acessar o sistema
A consulta de vagas serve exatamente para ajudar o estudante nesse momento, pois ele consegue se programar e acessar o sistema já com suas decisões tomadas.
É importante lembrar que no SiSU cada estudante pode escolher duas opções de curso, se programe para isso também. A segunda opção deve ser um curso que você estudaria caso fosse selecionado.
2. Pesquise o seu curso
Sabe qual curso quer fazer? Pesquise as suas opções, em quais instituições aquela formação está disponível? Em qual instituição eu consigo estudar? Afinal, nem sempre o estudante tem a possibilidade de se mudar para longas distâncias para estudar. Confira a nota de corte daquele curso naquela instituição.
3. Não deixe para se inscrever no último dia
Também por conta da nota de corte, é interessante que o estudante possa fazer a inscrição logo após a abertura, isso dá a ele maiores oportunidades de realizar trocas; uma opção que muitos estudantes têm adotado é fazer a inscrição no segundo dia.
Isso porque a partir do segundo dia já se tem uma nota de corte parcial, ou seja, já se tem uma noção de como está a concorrência para aquela formação desejada.
4. Acompanhe o sistema durante a inscrição
Nada de se inscrever e esperar apenas a divulgação do resultado final, viu. Veja a sua classificação parcial diariamente e, caso ache viável, faça trocas, escolha outra instituição.
A nota de corte parcial serve exatamente para isso, dar ao estudante uma direção quanto ao que ele deve fazer em sua inscrição.
Cronograma do Sisu 2025
Confira abaixo o cronograma do Sisu de 2025:
- Período de inscrições: 17 a 21 de janeiro.
- Chamada regular: 26 de janeiro.
- Matrícula ou registro acadêmico junto a instituição: 27 a 31/01.
- Manifestação de interesse na lista de espera: 26 a 31/01.
Vão ser ofertadas vagas para cursos com o começo previsto para o primeiro e segundo semestres de 2025, segundo os termos de adesão assinados pelas instituições.