O Programa Universidade para Todos (Prouni) oferta bolsas de estudo em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições de educação superior privadas.
O público-alvo é o estudante sem diploma de nível superior. O Prouni tem duas edições por ano com oferta de bolsas para ingresso no primeiro e no segundo semestres. O programa foi criado em 2004, pela Lei n. 11.096/2005.
O Ministério da Educação (MEC) iniciou, nesta terça-feira, 23 de julho, as inscrições para o processo seletivo do segundo semestre de 2024 do Programa Universidade para Todos (Prouni). Os interessados em participar devem se inscrever até 26 de julho, pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Nesta edição o curso de Administração lidera com o maior número de bolsas oferecidas: são 9.782 integrais e 5.333 parciais. Em seguida, o curso de Direito também apresenta uma oferta significativa, com 6.320 bolsas integrais e 7.911 parciais, mostrando a demanda e a importância desses campos de estudo no mercado atual.
Para se inscrever, o participante precisa ter o cadastro no login único do governo federal e criar uma conta no gov.br. Caso já o tenha, basta realizar o login com o CPF e a senha. As inscrições no Prouni são gratuitas e devem ser efetuadas, exclusivamente, pela internet, no Portal Acesso Único.
No momento da inscrição, é preciso:
informar endereço de e-mail e número de telefone válidos;
preencher dados cadastrais próprios e referentes ao grupo familiar;
selecionar, por ordem de preferência, até duas opções de instituição, local de oferta, curso, turno, tipo de bolsa e modalidade de concorrência dentre as disponíveis, conforme a renda familiar bruta mensal per capita do candidato
Para ser elegível às bolsas integrais, o candidato deve apresentar uma renda familiar mensal bruta per capita inferior a um salário mínimo e meio (R$ 2.118).
Já as bolsas parciais se destinam àqueles cuja renda per capita não ultrapassa três salários mínimos (R$ 4.236). Essas condições facilitam o acesso de estudantes de baixa renda ao ensino superior, promovendo inclusão e diversidade nas universidades.
Para concorrer a uma das bolsas, é necessário que o candidato tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) mais recente, obtendo pelo menos 450 pontos na média geral e não tendo zerado a redação.
A seleção dos candidatos é feita com base nos resultados do Enem, garantindo um processo transparente.
O processo seletivo do segundo Prouni de 2024 será constituído por duas chamadas sucessivas. Os resultados com a lista dos candidatos pré-selecionados estarão disponíveis no Portal Único de Acesso em 31 de julho (primeira chamada) e 20 de agosto(segunda chamada) de 2024.
Consulta de bolsas: já disponível
Inscrições: 23 a 26 de julho
Resultados da 1ª chamada: 31 de julho
Resultados da 2ª chamada: 20 de agosto
Manifestação de interesse na lista de espera: 9 e 10 de setembro
Resultado da lista de espera: 13 de setembro
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…