O Programa Universidade para Todos (Prouni) oferta bolsas de estudo em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições de educação superior privadas.
O público-alvo é o estudante sem diploma de nível superior. O Prouni tem duas edições por ano com oferta de bolsas para ingresso no primeiro e no segundo semestres. O programa foi criado em 2004, pela Lei n. 11.096/2005.
O Ministério da Educação (MEC) iniciou as inscrições para o processo seletivo do segundo semestre de 2024 do Programa Universidade para Todos (Prouni). Os interessados em participar têm até hoje (26), às 23h:59m, para se inscrever pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
A edição do Prouni do 2º semestre de 2024 ofertará um total de 243.850 bolsas, sendo 170.319 integrais (100%) e 73.531 parciais (50%) .
Participam desta edição do programa 901 instituições privadas de ensino superior, com 367 cursos.
Para se inscrever, o participante precisa ter o cadastro no login único do governo federal e criar uma conta no gov.br. Caso já o tenha, basta realizar o login com o CPF e a senha. As inscrições no Prouni são gratuitas e devem ser efetuadas, exclusivamente, pela internet, no Portal Acesso Único.
No momento da inscrição, é preciso:
informar endereço de e-mail e número de telefone válidos;
preencher dados cadastrais próprios e referentes ao grupo familiar;
selecionar, por ordem de preferência, até duas opções de instituição, local de oferta, curso, turno, tipo de bolsa e modalidade de concorrência dentre as disponíveis, conforme a renda familiar bruta mensal per capita do candidato
Para ser elegível às bolsas integrais, o candidato deve apresentar uma renda familiar mensal bruta per capita inferior a um salário mínimo e meio (R$ 2.118).
Já as bolsas parciais se destinam àqueles cuja renda per capita não ultrapassa três salários mínimos (R$ 4.236). Essas condições facilitam o acesso de estudantes de baixa renda ao ensino superior, promovendo inclusão e diversidade nas universidades.
Para concorrer a uma das bolsas, é necessário que o candidato tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) mais recente, obtendo pelo menos 450 pontos na média geral e não tendo zerado a redação.
A seleção dos candidatos é feita com base nos resultados do Enem, garantindo um processo transparente.
O processo seletivo do segundo Prouni de 2024 será constituído por duas chamadas sucessivas. Os resultados com a lista dos candidatos pré-selecionados estarão disponíveis no Portal Único de Acesso em 31 de julho (primeira chamada) e 20 de agosto(segunda chamada) de 2024.
Consulta de bolsas: já disponível
Inscrições: 23 a 26 de julho
Resultados da 1ª chamada: 31 de julho
Resultados da 2ª chamada: 20 de agosto
Manifestação de interesse na lista de espera: 9 e 10 de setembro
Resultado da lista de espera: 13 de setembro
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…
O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…