Imagem por @rafapress / @ibrandify / freepik / editado por Jornal Contábil
No ano de 2019, os beneficiários do Bolsa Família ganharam direito de receber uma bonificação como um 13º salário. A bonificação foi uma promessa de campanha do presidente da república, Jair Bolsonaro. Porém, em 2020 o benefício acabou não sendo disponibilizado e os beneficiários que agora foram migrados para o Auxílio Brasil não sabe se vão ou não receber.
Isto porque a bonificação foi garantida através de uma Medida Provisória enviada ao Congresso em 16 de outubro de 2019. A MP 898/19 determinava o pagamento de um 13º salário aos beneficiários do Bolsa Família apenas em dezembro daquele ano.
O 13º salário pago em 2019 teve o valor correspondente a uma parcela tradicional do benefício e custou R$ 2,5 bilhões aos cofres públicos no respectivo ano.
No entanto, para este ano, assim como ocorreu no ano passado, o 13º salário não deve ser liberado. O motivo para inviabilização do pagamento está relacionado a Medida Provisória 898/19 que disponibilizou o 13º aos beneficiários do Bolsa Família.
A Medida Provisória (MP) 898/19 acabou perdendo sua validade ainda no mês de outubro de 2020 e como consequência acabou inviabilizando novos pagamentos relativos a 13º para os beneficiários.
Assim, a projeção é de que os inscritos do Auxílio Brasil não tenham acesso ao abono natalino este ano, assim como ocorreu no ano passado, além disso, a MP destinava o recurso para o Bolsa Família e o benefício foi encerrado no último dia 10 de novembro para viabilização do Auxílio Brasil.
Por fim, ainda não se sabe se o governo terá o interesse de pagar o 13º salário para beneficiários do Auxílio Brasil, de concreto temos apenas a perda de validade da MP que autorizou o pagamento do abono para um benefício que também foi encerrado.
As empresas americanas estão acelerando para entregar modelos de inteligência artificial (IA) mais eficientes e…
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…