Chamadas

Inscritos no Bolsa Família vão ter direito ao Auxílio Brasil?

O Bolsa Família deixou de existir a partir deste mês, dando lugar ao Auxílio Brasil. O novo programa de transferência de renda começou já cheio de questionamentos. Um deles o valor médio que ainda não foi definido. Era para a partir novembro os beneficiários receberem R$ 400, no entanto, os impasses na aprovação da PEC dos Precatórios, que vai custear o Auxílio Brasil, deixou para dezembro o aumento do valor do benefício.

Outra dúvida está em relação aos inscritos no Bolsa Família, serão todos eles remanejados para o Auxílio Brasil? Segundo o Governo Federal, todas as pessoas que estão recebendo dinheiro do Bolsa Família migraram automaticamente para o novo programa. Atualmente o Bolsa Família atende a 14,6 milhões de pessoas.

No mês de novembro, ainda será usado o calendário do Bolsa Família, sendo que o valor médio a ser pago neste mês será de R$ 220,00. Mantendo o mesmo número de beneficiários atendidos pelo Bolsa Família. Elas não vão precisar se recadastrar para continuar recebendo o benefício. O pagamento será liberado no dia 10 de novembro.

Quem não estiver com o Cadastro Único atualizado o que acontece?

Para ter direito ao Auxílio Brasil, o integrante do Bolsa Família vai precisar estar com os seus dados no Cadastro Único (CadÚnico) atualizados. O governo garante que quem não estiver com os dados atualizados deixará de receber o benefício.

De acordo com o Governo, quem ainda não atualizou o cadastro poderá receber o benefício em novembro, porém, deverá atualizar os dados para não ficar sem o pagamento nos próximos meses.

E para quem estava recebendo o auxílio emergencial

O beneficiário do Bolsa Família que estava recebendo o auxílio emergencial, vão migrar diretamente para o novo benefício, no entanto, a regra é a mesma, precisarão estar com os dados do CadÚnico atualizados.

Quem nunca recebeu o Bolsa Família

Para quem nunca recebeu o Bolsa Família e quer ter acesso ao Auxílio Brasil, vai ter que esperar até o governo decidir as regras para essas pessoas entrarem no programa. Isso só será permitido a partir de dezembro, caso o Congresso aprove a PEC dos Precatórios. O primeiro passo já foi dado, na madrugada desta quinta-feira (4), a Câmara dos Deputados por 312 votos a 144 aprovou o texto base da Proposta de Emenda à Constituição – PEC dos Precatórios.

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

INSS: confira o calendário de pagamentos de fevereiro

Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…

54 minutos ago

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

11 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

12 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

14 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

15 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

16 horas ago