O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não irá pagar o 14° salário, pelos menos em 2020, isso porque estamos na última semana de trabalhos na Câmara e no Senado, semana que vem os parlamentares estarão de férias.
O 13° salário foi antecipado por causa da pandemia do novo coronavírus, e o 14° era a esperança de aposentados e pensionistas que guardavam pelo dinheiro extra.
A verdade é que a discussão de um dinheiro extra para este grupo de pessoas ficou para o ano quem vem. Sendo assim os aposentados e pensionistas ficaram sem um abono natalino, já que o 13° salário foi antecipado para os meses de abril e junho, em virtude da pandemia.
O projeto, de inciativa do senador Paulo Paim (PT-RS), permite que o governo dobre o abono anual pago aos segurados e dependentes do Regime Geral de Previdência Social (RGPS), criando, na prática, o 14º salário.
Em Matéria publicada no jornal Folha de São Paulo, aponta que uma das dificuldades para aprovação do 14° salário, é o fato da proposta não apontar de onde viria a origem dos recursos que seriam utilizados no pagamento do abono. Outra dificuldade foi a decisão do governo em não flexibilizar o teto fiscal.
O Ministério da Economia para justificar o não pagamento do 14° salário do INSS, afirma que o auxílio emergencial, que termina agora em dezembro, está com gastos de R$ 275 bilhões. Também, segundo o Ministério, outros R$ 200 bilhões teriam sido gastos com iniciativas para manter o emprego e a renda de parte da população.
Edição por Jorge Roberto Wrigt Cunha – jornalista do Jornal Contábil
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…