Chamadas

INSS: 14° salário será pago 2020?

O INSS não pagará o 13° salário aos aposentados e pensionistas em dezembro, depois abono extra foi antecipado por causa da pandemia.

O ano está acabando e também as esperanças dos aposentados e pensionistas do INSS de receber o 14° salário, que seria um abono extra para substituir o 13° salário que foi antecipado para abril, quando foi paga a primeira parcela e a segunda parcela em junho.

Diante da atual situação que atravessamos, cria-se a gratificação natalina emergencial a ser paga no mês de dezembro de 2020, para aposentados e pensionistas do INSS.

14° salário

Ainda está em análise no Senado Federal, a sugestão legislativa 11/2020, que sugere a criação do 14° salário para os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Na verdade, trata-se de um abono extra de Natal, que seria pago somente em 2020, para beneficiar esse grupo de pessoas que ficarão sem o 13° salário devido a sua antecipação por causa da pandemia.

A ideia recebeu mais de 20 mil apoios, quantidade mínima exigida para criação de uma lei, por iniciativa do cidadão comum.

O senador Paulo Paim acabou adotando a ideia legislativa 11, que seguirá como Projeto de Lei 3.657/20.

Sendo assim, a criação do abono extra emergencial deverá beneficiar os aposentados e pensionistas do INSS durante a pandemia, levando em conta, que irá movimentar a economia em janeiro de 2021.

Segundo pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e pelo Serviço de Proteção ao Crédito em 2018, comprova que 43% dos brasileiros com mais de 60 anos são arrimos de família, ou seja, (é a única pessoa responsável pelo sustento do grupo familiar), com percentual que sobe para 53% no caso dos homens.

A ideia alcançou até o momento mais de 66.450 apoios, e por isto, deve repercutir positivamente na análise pelos congressistas.

Mas, os segurados do INSS não estão tão certos que o 14° salário será pago realmente em 2020.

Edição por Jorge Roberto Wrigt Cunha – jornalista do Jornal Contábil

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Isenção do Imposto de Renda de até R$ 5 mil: se atualize sobre o projeto!

No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…

4 horas ago

DCTFWeb: entenda tudo o que mudou com a prorrogação

Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…

9 horas ago

Contabilidade: 5 dicas para se estressar menos no trabalho

A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…

11 horas ago

INSS: Dor na Coluna e aumento nos Transtornos Mentais Lideram Afastamentos por Incapacidade Temporária no Brasil em 2024

O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…

17 horas ago

Quem paga a conta de carro batido no estacionamento

Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…

17 horas ago

Aprenda com eles! 8 hábitos comuns das pessoas bem-sucedidas

O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…

17 horas ago