Chamadas

INSS: 14° salário terá chances de ser liberado em 2022?

O 14° salário é algo que vem sendo prometido aos aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) desde 2020. Seria uma forma de beneficiar o segurado devido a pandemia de Covid-19.

Isso porque o 13° salário vem sendo anteciapado desde 2020 e deixando o aposentado sem uma renda extra no final do ano. Em 2022, o governo também optou em antecipar o abono natalino que teria sua primeira parcerla paga em agosto e a segunda parcela em novembro. No entanto, os aposentados começaram a receber a primeira a partir do dia 25 de abril e terminando no dia 6 de maio. A segunda parcela será paga a partir de 25 de maio e terminará em 7 de junho.

Mais uma vez, os segurados do INSS ficarão sem o dinheiro extra no final do ano. Por isso, se cogita pagar o 14° salário.

O 14° salário será pago caso o Projeto de Lei (PL 4367/2020), que surgiu após uma sugestão legislativa, proposta pelo advogado Sandro Lúcio Gonçalves, que foi apresentada no Senado Federal no dia 1° de junho de 2021, seja aprovado.

Na Câmara dos Deputados, foi o deputado Pompeo de Mattos (PDT/RS) que recepcionou o PL. Na Câmara, após os procedimentos de praxe, seguiu para a Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF), onde o texto passou por modificações e depois foi aprovado.

Existe um outro projeto que também sugere a liberação do 14° salário do INSS. Ele foi apresentado em 18 de março de 2021. Trata-se do Projeto de Lei n° 5.641/2020, que tem como autor o deputado federal Aureo Ribeiro. O texto é parecido ao do advogado Sandro. No texto do deputado Aureo, o benefício seria pago em dobro para segurados e dependentes de RGPS até 2023.

No entanto, ainda existe um longo caminho a percorrer, o que significa que os aposentados e pensionistas do INSS, devem não contar muito com a liberação do 14° saláro. E como estamos num ano eleitoral, difcilmente será liberado o pagamento em 2022.  

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Consulta ao PIS/Pasep 2025 liberada HOJE. Veja onde conferir!

A partir de hoje, quarta-feira, dia 05, os trabalhadores brasileiros já podem consultar informações relativas…

30 minutos ago

5 Alternativas de Empréstimos Sem Comprovação de Renda e Análise de Crédito

Com o início do ano, muitos indivíduos aproveitam para revisar suas finanças e estabelecer novas…

1 hora ago

Corinthians Propõe Plano de Pagamento de Dívidas e Busca Estabilidade Financeira e Fiscal

O Sport Club Corinthians Paulista, um dos clubes de futebol mais populares do Brasil, anunciou…

1 hora ago

MEI 2025: entenda o limite de faturamento para não ser excluído

Para se manter como Microempreendedor Individual (MEI) em 2025 é preciso entender as diversas regras…

2 horas ago

Alerta: Benefício do INSS pode ser Suspenso por falta de Saque, Entenda!

Uma informação importante, mas que nem todos os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social…

2 horas ago

Dirbi: 45 Novos Benefícios Fiscais na Mira da Receita Federal

A Declaração de Incentivos, Renúncias, Benefícios e Imunidades de Natureza Tributária (Dirbi) acaba de passar…

2 horas ago