INSS

INSS: 14º salário será liberado em 2022? Entenda

Atualmente, aposentados e pensionistas aguardam ansiosamente o pagamento de um 14º salário. Lembrando que o projeto regulamenta o benefício foi anunciado ainda em 2020, ou seja, não é de hoje que os segurados depositam expectativas no pagamento extra. 

Diante dos impactos da pandemia da Covid-19, o Governo Federal decidiu por antecipar o 13º salário pago aos aposentados, pensionistas e demais assistidos do INSS. Tal medida foi tomada para os últimos três repasses do abono natalino, envolvendo os pagamentos referentes a 2020, 2021 e 2022. 

Apesar de os pagamentos antecipados terem sido uma boa medida de amparo aos segurados, no final do ano houve a ausência do abono, justamente, devido ao adiantamento dos repasses. Em razão disso surgiu a ideia de um 14º salário, cujo objetivo seria amparar os beneficiários nos últimos meses do ano. 

Proposta do 14º salário

O texto cotado para regulamentar o 14º salário, refere-se ao PL  nº 4367/20, de autoria do ex-deputado Pompeo Mattos. Em suma, a proposta pretende conceder uma espécie de salário extra aos assistidos pelo INSS, além do 13º já regulamentado. 

No total, o valor do benefício pode chegar até R$ 2.424, sendo o equivalente à soma de dois salários mínimos, que em 2022, foi fixado em R$ 1.212. A ideia é liberar o benefício em dois repasses, sendo um referente a 2020 e outro a 2022. 

Segundo as estimativas, mediante a aprovação do projeto, mais de 30 milhões de cidadãos amparados pela autarquia terão direito aos pagamentos. Por sua vez, somente poderão receber o 14º, segurados amparados por algum dos seguintes benefícios: 

  • Aposentadoria, em geral;
  • Pensão por morte;
  • Salário maternidade;
  • Auxílio-doença;
  • Auxílio-acidente;
  • Auxílio-reclusão.

O abono extra será liberado em 2022?

Para analisar as chances de liberação do 14º salário ainda este ano, é preciso entender em qual situação o projeto está em seu processo de aprovação, bem como sobre o caminho em que a proposta ainda precisa tramitar. 

Neste sentido, vale ressaltar que a proposta trata-se de um projeto de lei (PL), e como todo projeto de lei, para começar a valer é necessário passar por todo um projeto de tramitação. Por norma, o texto, primeiramente, precisa ser aprovado no Congresso Nacional composto pela Câmara dos Deputados e Senado Federal.

Mediante a aprovação nas duas casas do congresso, a proposta, enfim, será encaminhada ao presidente da república, que por sua vez, poderá sancionar ou vetar o projeto. Somente com a sanção presidencial, ou da derrubada de um possível veto, que o 14º salário poderá entrar em vigor. 

Atualmente, a proposta segue sendo analisada na câmara, de modo que ainda precisa passar por votação em todas as Comissões competentes ao tema. Se aprovado, o texto segue para o plenário no senado, para aí sim aguardar a sanção do presidente. 

Lembrando que a última movimentação no texto ocorreu em novembro de 2021, quando foi aprovado pela  Comissão de Finanças e Tributação. Por sua vez, o deputado Ricardo Silva (PSD-SP) foi designado como relator do texto, viabilizando a votação na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Apesar da recente ação legislativa, o texto ainda possui relevante caminho a ser percorrido até sua aprovação, o que diminui a possibilidade de liberação do 14º salário em 2022.

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Lucas Machado

Estudante de psicologia, sempre foi apaixonado pela escrita e encontrou no Jornal Contábil a oportunidade de escrever sobre temas que sempre teve interesse.

Recent Posts

INSS: confira o calendário de pagamentos de fevereiro

Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…

45 minutos ago

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

11 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

12 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

13 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

15 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

16 horas ago