O auxílio doença é um recurso tremendamente importante para quem sofreu algum mal e está temporariamente impossibilitado para continuar trabalhando. De acordo com os últimos dados divulgados pelo órgão, cerca de 60% dos pedidos são negados.
É óbvio que o número de indeferimentos é exagerado. Pois, não seria possível acreditar que mais da metade dos segurados que pedem auxílio doença estão simulando uma doença inexistente.
Vale lembrar que não é exigida dos peritos do INSS uma especialização em relação à doença que estarão analisando. Também se verifica que a sobrecarga sobre os médicos é muito grande. Por isso, as regras internas do INSS não permitem que se reconheça a incapacidade de trabalho a todos os que comprovam tal situação. Já que, isso traria um considerável “desequilíbrio financeiro” ao INSS.
Por outro lado, há inúmeros elementos que causam o imenso número de perícias negadas. Tais como: falta de exames médicos adequados levados pelos segurados; Atestados médicos sem os requisitos mínimos como a CID da doença.; Ou a data de afastamento do trabalho, entre outros detalhes.
Buscar orientação de um advogado especializado que indique exatamente quais são os documentos necessários. Bem como, os exames médicos exigidos para cada caso é o melhor caminho para que seja buscada a efetivação do seu auxílio doença. Na maioria das vezes acaba sendo mais vantajoso financeiramente do que fazer um exame errado, pegar o atestado incompleto e acabar perdendo o direito.
Vale ressaltar que na Justiça Federal os peritos são nomeados de acordo com a especialidade médica. Sendo que o laudo médico feito a partir da perícia judicial é muito mais detalhado e é permitida a complementação de documentação caso seja necessário.
Eduardo Koetz
O Brasil possui um número crescente de Microempreendedores Individuais (MEIs), atraídos pela simplicidade do processo…
Desde sua criação em 1994, o Real trouxe consigo a promessa de estabilidade econômica após…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é conhecido principalmente por garantir a aposentadoria aos…
Uma nova proposta do governo pode limitar a antecipação do saque-aniversário do FGTS, modalidade em…
O Bolsa Família, programa social administrado pela Caixa Econômica Federal, segue um calendário específico para…
A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) anunciou, nesta segunda-feira (4), o lançamento dos Editais PGDAU…