Chamadas

INSS: 85 mil segurados podem perder o auxílio-doença

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) realizou um pente-fino para convocar segurados que recebem o auxílio-doença e ainda não passaram por perícia médica há pelo menos seis meses. Essas pessoas têm até a próxima quinta-feira (11) para agendar o procedimento.

O INSS convocou 95.588 beneficiários para passar por pente-fino no final de setembro, porém, somente 10.397 marcaram o exame. Desta forma, 85.191 segurados podem ficar sem receber o dinheiro se não agendar a perícia médica no prazo determinado. Quem não fizer a perícia o benefício por incapacidade será suspenso.

As pessoas que não receberam carta ou comunicado do INSS para passar por perícia médica revisional deve consultar o edital de convocação que pode ser acessado pela internet no endereço https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/edital-de-convocacao-347888278

Como agendar a perícia médica

O segurado para agendar a perícia médica deve ligar para a central de atendimento do INSS pelo telefone 135 (de segunda a sábado, das 7 horas às 22 horas). Também é possível marcar pelo site ou aplicativo Meu INSS, clicando em “Agendar Perícia”.

No dia marcado para o atendimento pelo Instituto, você deverá apresentar os seguintes documentos:
carteira de identidade, CPF, laudo médico contendo CID (Classificação Internacional de Doença) e a descrição da doença e exames médicos recentes que comprovem a doença.

Geralmente o resultado sai no mesmo dia que a pessoa fez o exame. A informação fica disponível após às 21 horas no site ou aplicativo. Quem não tem acesso a internet poderá saber o resultado liga para o número 135.

Benefício cancelado ou suspenso

O segurado tem até a próxima quinta-feira (11) para agendar a perícia médica, quem não realizar o procedimento, terá seu benefício sus O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) realizou um pente-fino para convocar segurados que recebem o auxílio-doença e ainda penso nos primeiros 30 dias. Ele poderá ser cessado após 60 dias. Segundo o Instituto do Seguro Social (INSS), até o dia 29 de outubro, 63.395 perícias foram feitas em todo o país.

Quem recebe o auxílio-doença há mais de dez anos podem ser convocados para passar pelo pente-fino, mesmo os que tiveram os benefícios concedidos de forma judicial, sem data para a suspensão do pagamento também podem ser convocados.

No entanto, estão fora do pente-fino os aposentados por invalidez e os pensionistas com mais de 60 anos, também os que recebem o benefício há 15 anos ou mais e têm 55 anos de idade, além dos portadores de HIV.

Quem não tem condições de ir ao posto do INSS pode agendar pela central 135 a perícia em casa ou no hospital, em caso de internação.

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Dirbi: 45 Novos Benefícios Fiscais na Mira da Receita Federal

A Declaração de Incentivos, Renúncias, Benefícios e Imunidades de Natureza Tributária (Dirbi) acaba de passar…

3 minutos ago

Imposto de Renda: Veja quem vai receber restituição em 2025

Falta pouco tempo para o Imposto de Renda (IR) 2025 iniciar, porém, milhões de contribuintes…

52 minutos ago

INSS: confira o calendário de pagamentos de fevereiro

Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…

2 horas ago

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

12 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

13 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

15 horas ago