Chamadas

INSS: 9 motivos que cancelam o seu auxílio-doença

Em linhas gerais, o auxílio-doença é um benefício destinado a segurados do INSS que se encontram total e/ou temporariamente incapacitados para o trabalho. Em outras palavras, é um benefício concedido sempre que um segurado fica doente ou sofre um acidente, por exemplo.

Recentemente, os segurados do INSS ficaram apreensivos com a notícia do possível cancelamento do auxílio-doença. Este benefício, vital para milhões de trabalhadores brasileiros, é um suporte financeiro essencial para aqueles que estão temporariamente incapacitados de trabalhar devido a problemas de saúde. 

A perspectiva de seu cancelamento trouxe preocupação e descontentamento, gerando debates fervorosos nas redes sociais e em diversas esferas da sociedade.

Na leitura a seguir vamos abordar os motivos que levam ao seu cancelamento. Acompanhe.

O que é o auxílio-doença?

Como mencionamos acima, o auxílio doença é um benefício previdenciário pago pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aos segurados que, por motivo de doença ou acidente, estão temporariamente incapacitados para o trabalho. 

Para ter direito ao benefício, é necessário cumprir alguns requisitos, como ter contribuído para o INSS por um período mínimo (carência) e passar por uma perícia médica que comprove a incapacidade laboral.

9 motivos que podem cancelar o auxílio-doença

Antecipadamente, o recebimento do auxílio-doença pode ser cancelado por diversos motivos, que estão geralmente relacionados ao cumprimento das regras estabelecidas pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e à condição de saúde do beneficiário. Conheça os principais motivos que podem levar ao cancelamento do benefício:

1. Recuperação da Capacidade Laboral

Se, após uma perícia médica realizada pelo INSS, for constatado que o segurado recuperou a capacidade de trabalhar, o auxílio-doença será cessado. Essa perícia pode ser agendada periodicamente para avaliar a evolução do quadro de saúde do beneficiário.

2. Fim do Prazo Determinado

O auxílio-doença pode ser concedido por um período determinado. Ao final desse prazo, se o segurado não solicitar uma prorrogação e não passar por uma nova perícia, o benefício será automaticamente cancelado.

3. Não Comparecimento à Perícia Médica

Se o beneficiário não comparecer às perícias médicas agendadas pelo INSS sem justificativa, o benefício pode ser suspenso e, eventualmente, cancelado. O comparecimento às perícias é obrigatório para a manutenção do benefício.

4.Fraude

Se for comprovado que o benefício foi obtido de forma fraudulenta, como a apresentação de documentos falsos ou informações incorretas, o auxílio-doença será cancelado imediatamente. Além disso, o beneficiário pode ser responsabilizado legalmente.

5. Concessão de Aposentadoria

Se o segurado for aposentado por invalidez ou por idade, o auxílio-doença será cancelado. A aposentadoria por invalidez ocorre quando o segurado é considerado permanentemente incapaz de trabalhar, enquanto a aposentadoria por idade é concedida ao atingir a idade mínima estabelecida pela legislação.

6. Falecimento do Beneficiário

O benefício é automaticamente cancelado no caso do falecimento do beneficiário. Os familiares devem comunicar o INSS para formalizar o encerramento do benefício.

7. Retorno ao Trabalho

Se o beneficiário retornar ao trabalho por conta própria, o auxílio-doença será cancelado. É obrigatório que o segurado informe ao INSS sobre o retorno às atividades laborais para que o benefício seja cessado.

8. Perda da Qualidade de Segurado

Para manter o direito, é necessário que o trabalhador mantenha a qualidade de segurado, ou seja, continue contribuindo para a Previdência Social. Se houver um longo período sem contribuições e o trabalhador perder essa qualidade, o benefício pode ser cancelado.

9. Solicitação do Próprio Beneficiário

O segurado pode solicitar o cancelamento do benefício se achar que não há mais necessidade de recebê-lo, seja por ter se recuperado antes do tempo previsto ou por qualquer outro motivo pessoal.

Resolver o cancelamento do Auxílio-Doença exige conhecer os motivos específicos do cancelamento e agir conforme as orientações acima. 

Além disso, manter uma comunicação eficiente com o INSS e garantir que toda a documentação necessária esteja em ordem são passos essenciais para resolver a situação.

Ana Luzia Rodrigues

Jornalista há 30 anos já atuou nas redações de jornais de Teresópolis como reporter, editora , diagramadora. Fez vários textos jornalísticos para o evento Rio 92 e atualmente está atuando no jornalismo digital integrando a equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

5 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

6 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

8 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

9 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

10 horas ago

Seu Escritório Contábil Está Pronto para o Deepseek?

A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…

11 horas ago