De acordo com dados divulgados pelo Instituto Nacional do Seguro Social, a fila de espera para a aposentadoria é de aproximadamente 1,8 milhão de solicitações. Sendo que cerca de 420 mil pedidos estão em caráter de urgência, esperando algum documento do contribuinte. O restante das solicitações ainda precisa passar por uma verificação do INSS.
A autarquia informou que a intenção é regularizar a fila de espera no início do próximo ano. Em 2021, os prazos de espera excederam 100 dias, podendo chegar até a 410 dias para a análise completa dos recursos. O tempo normal de espera para isso era entre 45 a 60 dias.
Foi determinado pela Justiça que os prazos permanecem os mesmos e devem ser cumpridos, sob pena de multa entre R$100,00 e R$10.000,00. Logo, as pessoas que sofrem com a demora do INSS têm o direito de entrar com uma ação judicial contra a autarquia.
Vale destacar que esses prazos começarão a ser contados a partir da notificação do INSS.
O atual presidente do INSS , José Carlos Oliveira, disse que o atraso aconteceu em decorrência da pandemia da Covid-19, pois por um longo período as agências ficaram fechadas, o que gerou um acúmulo de pedidos. O presidente ainda afirmou que a autarquia está empenhada em diminuir os prazos de atendimento aos contribuintes.
Dentre as medidas tomadas para tornar os processos mais rápidos estão o reconhecimento facial e o recebimento de atestados digitais para a realização de perícias médicas. O INSS também está desenvolvendo um projeto que possibilita a solicitação de pensão por morte e auxílio-maternidade diretamente nos cartórios.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
O Bolsa Família, programa social administrado pela Caixa Econômica Federal, segue um calendário específico para…
A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) anunciou, nesta segunda-feira (4), o lançamento dos Editais PGDAU…
Entre 3 e 28 de fevereiro, empresas com 100 ou mais empregados devem informar seus…
Com o primeiro projeto de regulamentação da Reforma Tributária sancionado, o sistema tributário nacional está…
A Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados aprovou, em novembro, projeto…
O salário-maternidade é um dos mais importantes benefícios pagos pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro…