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INSS analisa milhares de pedidos de salário-maternidade parados

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai agilizar a análise de cerca de 45 mil requerimentos do salário-maternidade solicitados há mais de 30 dias. A intenção da autarquia é reduzir a quantidade de benefícios em análise superior a um mês.

A ação chamada de Maes (Mobilização de Análise Especial de Salário-maternidade) faz parte da Semana Nacional Previdenciária, que começou no dia 15 e segue até o dia 19 de maio. A realização é do Ministério da Previdência Social.

O INSS mobilizou cerca de 5 mil servidores públicos para trabalhar na mobilização. Também serão analisados cerca de 6 mil processos de solicitação de benefícios pelo Conselho de Recursos da Previdência Social (CRPS) que também participa do mutirão. 

Salário-maternidade

O salário-maternidade é um benefício para a pessoa que se afastar da sua atividade por motivo de nascimento de filho(a), aborto não criminoso, adoção ou guarda judicial para fins de adoção. Este pedido é realizado totalmente pela internet, você não precisa ir ao INSS.

Critérios para receber o benefício

  • Mulheres que trabalham com carteira assinada;
  • Contribuintes individuais, facultativas ou MEI;
  • Desempregadas;
  • Empregadas domésticas;
  • Trabalhadoras rurais;
  • Cônjuge ou companheiro em caso de morte do segurado.

Têm direito ao auxílio-maternidade todas as mulheres que trabalham com carteira assinada ou que contribuem para a Previdência Social (INSS) por conta própria.

Mesmo que uma mulher trabalhe sem carteira assinada, mas contribua para o INSS terá direito ao salário-maternidade.

Para quem está desempregado: Dependendo da situação, pode ter de cumprir de 5 a 10 meses de carência antes do parto, do afastamento ou da adoção.

Leia Também: INSS: Quem Tem Direito De Receber O 13º Salário?

Crédito: Marieli Prestes

Como solicitar?

Para solicitar o salário-maternidade não é preciso ir a uma agência do INSS. O requerimento deve ser feito pela internet, no site Meu INSS [https://meu.inss.gov.br ].

Basta clicar no link “Novo Pedido” e preencher as informações solicitadas, como nome completo e CPF, além de apresentar a documentação exigida.

Você poderá acompanhar online o andamento da solicitação e receber a resposta do processo também, no mesmo site (Meu INSS), clicando no botão “Consultar Pedidos”.

Também é possível ligar para a Central de Atendimento do INSS, no telefone 135. O serviço está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h (horário de Brasília).

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

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