O 13° salário do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) foi antecipado. Antes estava programado para começar a ser pago em agosto e novembro. A primeira parcela do benefício será liberado em 25 de abril e a segunda parcela em 25 de maio.
Ao anunciar a antecipação do 13° salário para aposentados e pensionistas, o governo trouxe a tona novamente a possível liberação do 14° salário. Essa história vem se arrastando desde 2020, quando o governo fez a primeira antecipação do benefício devido a pandemia de Covid-19.
Os segurados do INSS voltam a questionar como ficarão no final do ano sem o abono natalino. Eles ainda têm esperança de uma possível liberação do 14° salário para o final do ano.
O 14° salário é um Projeto de Lei que ainda está em análise na Câmara dos Deputados. Para ser liberado, o PL precisa passar também por votação no Senado e depois ser sancionado pelo presidente da República.
De 2020 até hoje, não aconteceu nada muito importante para acelerar a liberação do 14° salário. Atualmente o Projeto de Lei precisa passar pela aprovação da Comissão da Câmara dos Deputados. O relator do PL desde 2019 está para definir a possível aprovação do benefício.
Sendo aprovado na Câmara dos Deputados, o texto seguirá para análise no Senado Federal. Sendo aprovado pelos senadores, seguirá para o presidente Jair Bolsonaro (PL) sancionar.
Os senadores não se mostraram interessados em liberar um 14° salário para os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). No próprio Senado existe também um projeto que cria o 14° salário, no entanto, não consegue andar, para ter uma aprovação interna.
Isso significa, que em 2022 será muito difícil acontecer essa liberação que ajudaria os segurados do INSS. Essa situação se torna mais complicada, por estarmos num ano eleitoral.
A liberação do 13º salário deste ano foi definida através de um Decreto publicado pelo Governo Federal ainda em 2020.
Primeira parcela para quem ganha até um salário mínimo:
Segunda parcela para quem ganha até um salário mínimo:
Primeira parcela
Segunda parcela
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…