Chamadas

INSS: Antecipação do 13º salário em 2021 está confirmada e o 14º salário vai sair?

O INSS (Inatituto Nacional do Seguro Social) previa para agosto de 2021, o pagamento da primeira parcela do 13° do salário para aposentados e pensionistas. A segunda parcela já estava programada para novembro. No entanto, a equipe econômica do governo vendo o aumento de contágio e no de óbitos por causa da Covid-19, resolveu antecipar o 13° salário para fevereiro e março.

A justificativa em acelerar os repasses tem a ver com o público atendido pelo INSS, formado majoritariamente por aposentados e pensionistas, grupos considerados mais vulneráveis durante a pandemia. Sendo assim, antecipação tem o intuito de socorrê-los financeiramente durante a crise.

Mas, não é só o 13° salário do INSS que está no radar das discussões nos últimos dias. Isso porque, antecipação do pagamento traz novamente para pauta de debates o 14° salário do INSS. O tema, que foi um dos mais comentados em 2020, acabou não sendo posto em prática até o momento.

Antecipação 13º salário do INSS

Já está praticamente decidido, que o 13° salário será antecipado para os meses de fevereiro e março. A medida, ainda em análise pela equipe econômica do governo, vai atender os beneficiários que recebem:

Aposentadoria;
Pensão por morte;
Auxílio-reclusão;
Salário-maternidade;
Auxílio-doença; e
Auxílio-acidente.

Em 2020, por causa da pandemia do novo coronavírus, os pagamentos já haviam sido feitos de forma antecipada. Ocorrendo entre os meses de abril e inicio de junho.

Depois, um novo decreto divulgado em 2020 estabelecia a implementação da sistemática nos anos seguintes, nos meses de agosto (primeira parcela) e novembro (segunda parcela). Mas, com a pandemia em alta, novamente o calendário poderá ser alterado em 2021.

14º salário do INSS

antecipação do 13° salário, cria novamente a expectativa de que no final do ano, os segurados ficarão sem um dinheiro extra. Sobre este assunto, segue encaminhado o Projeto de Lei (PL) 3.657/2020 que prevê a criação do 14º salário emergencial para quem é aposentado ou pensionista do INSS. Apresentada desde o ano passado, a proposta aguarda análise e apreciação de outros parlamentares.

A ideia é oferecer uma parcela extra aos aposentados, pensionistas e demais beneficiários da autarquia enquanto durar a pandemia do novo coronavírus.
Apresentada à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), a iniciativa recebeu voto favorável do senador Paulo Paim (PT-RS), que também atua como relator e autor do projeto.

Em uma das justificativas para os pagamentos, o senador esclarece que a pandemia ainda continua causando estragos no bolso do segurado, visto que o grupo ficou de fora dos repasses relacionados ao auxílio emergencial.

Edição por Jorge Roberto Wrigt Cunha – jornalista do Jornal Contábil

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Imposto de Renda: 5 despesas que NÃO aumentam a sua restituição

Se você é contador, com toda certeza está cansado de explicar para os seus clientes…

2 horas ago

MEI 2025: aprenda como cancelar Microempreendedor Individual

Se você está desistindo do seu Microempreendedor Individual (MEI) e já decidiu que vai encerrar…

3 horas ago

MEI: Conheça as 10 Atividades Mais Procuradas por Empreendedores

O Brasil possui um número crescente de Microempreendedores Individuais (MEIs), atraídos pela simplicidade do processo…

7 horas ago

Por que o seu dinheiro está desvalorizando?

Desde sua criação em 1994, o Real trouxe consigo a promessa de estabilidade econômica após…

7 horas ago

Benefícios do INSS que pouca gente conhece

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é conhecido principalmente por garantir a aposentadoria aos…

8 horas ago

Governo estuda limitar antecipação do saque-aniversário do FGTS

Uma nova proposta do governo pode limitar a antecipação do saque-aniversário do FGTS, modalidade em…

8 horas ago