Fique Sabendo

INSS: aposentados e pensionistas poderão ter acesso ao Abono Emergencial de Natal

Tudo indica que um novo auxílio poderá surgir ainda em 2020. Trata-se do Abono Emergencial de Natal para aposentados e pensionistas do INSS durante a crise da da pandemia do novo coronavírus.

Porém, a proposta apresentada no Congresso Nacional, precisará de um voto da população, a chamada petição online, para que os senadores possa apreciar. Acompanhe o texto a seguir para você conferir os detalhes sobre a proposta para implementar o Abono Emergencial de Natal e como você poderá votar para aprová-la.

O que é o Abono Emergencial de Natal?

A proposta que foi apresentada ao Senado para implementar o Abono Emergencial de Natal prevê a criação de uma gratificação a ser paga no mês de dezembro de 2020.

Sendo que o valor será destinado somente para aposentados e pensionistas do INSS.

Sandro Gonçalves (SP), é o autor do projeto, que justifica que os aposentados não irão receber benefícios no mês de dezembro em 2020. Tudo porque, o 13° salário foi adiantado, por conta do novo coronavírus.

Seria uma forma de ajudar os aposentados e pensionistas, que estão num grupo de risco, teria também a função de movimentar a economia no final do ano.

E como poderá ser aprovada?

Para que seja aprovado o Abono Emergencial de Natal, a proposta precisará de um número bem grande de assinaturas.

Que será realizado por enquete via digital. O Senado irá oferecer uma ferramenta para que qualquer pessoa possa sugerir projetos de leis, chamada e-Cidadania.

O cidadão, no portal, irá preencher um formulário em que apresenta a proposta legislativa, explicando o problema que deverá ser solucionado.

Com o formulário criado, a proposta passará por uma avaliação técnica e, se for verificado que os critérios são adequados e não tem nenhum tipo de problema impossível de ser sanados, a proposta segue para a página do portal e-Cidadania.

Assim, ficará disponível para que possa receber apoio público por meio de voto de outras pessoas.

Para que o Abono Emergencial de Natal se torne realidade para ser discutida, deverá ter o número de 20 mil votos, permitindo que seja encaminhada para a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) e, finalmente, ser debatida pelos senadores. Só assim, os senadores poderão aprovar ou não o projeto, dando um parecer final.

O Abono Emergencial de Natal recebeu 47.605 apoios até agora, sendo um número maior do que o necessário.

Votação da proposta

A votação para o Abono Emergencial de Natal ficará disponível para votação no e-Cidadania até o dia 29 de setembro de 2020. Quanto mais votos for obtidos, mas força terá para ser aprovado o Abono Emergencial de Natal.

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Isenção do Imposto de Renda de até R$ 5 mil: se atualize sobre o projeto!

No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…

6 horas ago

DCTFWeb: entenda tudo o que mudou com a prorrogação

Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…

10 horas ago

Contabilidade: 5 dicas para se estressar menos no trabalho

A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…

13 horas ago

INSS: Dor na Coluna e aumento nos Transtornos Mentais Lideram Afastamentos por Incapacidade Temporária no Brasil em 2024

O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…

18 horas ago

Quem paga a conta de carro batido no estacionamento

Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…

19 horas ago

Aprenda com eles! 8 hábitos comuns das pessoas bem-sucedidas

O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…

19 horas ago