Muitos cidadãos brasileiros reclamam da enorme dificuldade em solicitar aposentadoria pelo site do INSS e da longa espera em filas nas agências da Previdência Social.
Desde 2017 o INSS começou a implantar procedimentos para melhorar este atendimento e pretende digitalizar todos os seus serviços previdenciários até 2020.
Sendo assim, os segurados que necessitem de algum serviço do INSS poderão ser atendidos através de canais digitais e eletrônicos, como, por exemplo, o aplicativo do INSS para smartphones, o site Meu INSS ou o telefone oficial do INSS (135).
Desta forma, a ideia é que o cidadão só precise comparecer às agências do INSS nos casos em que a sua solicitação tenha uma exigência a ser cumprida, como a necessidade de complementar alguma documentação ou para passar por perícia médica antes da concessão do benefício solicitado.
Dentro deste contexto, é interesse saber que atualmente os benefícios da aposentadoria por idade urbana ou aposentadoria por tempo de contribuição já podem ser solicitados à distância através do site “Meu INSS”, não sendo necessário comparecer presencialmente em uma das agências do INSS para isto.
Para solicitar a sua aposentadoria por idade ou tempo de contribuição ou consultar o andamento do seu processo através do site do INSS, basta seguir o procedimento descrito abaixo:
Este cadastro pode ser feito de três maneiras diferentes, a saber:
O cidadão precisará clicar em “Entrar” no campo superior direito, informar o número do seu CPF e, por medidas de segurança, responder corretamente algumas perguntas sobre dados pessoais, trabalhistas e previdenciários.
Após este procedimento, o cidadão poderá definir uma senha para fazer o login no site e ter acesso aos diversos serviços disponíveis nesta plataforma digital.
O cidadão pode se dirigir pessoalmente até uma das agências do INSS e solicitar a senha provisória para acesso ao Meu INSS.
Ressaltamos que no primeiro acesso será necessário trocar esta senha provisória recebida na agência por uma senha definitiva.
Os seguintes bancos são credenciados para fornecer a senha inicial de acesso ao site do Meu INSS: Banco do Brasil, Banese, Banrisul, Bradesco, Itaú, Mercantil do Brasil, Santander, Sicredi.
Em caso de dificuldades para conseguir a senha no seu internet banking, recomendamos que entre em contato com a Central de Atendimento do banco ou fale diretamente com o seu gerente.
Clicando no benefício pretendido serão apresentadas diversas informações e a lista de documentos que devem ser digitalizados e enviados através desta plataforma digital.
Após ler todas as informações disponíveis, basta clicar em “selecionar” para dar prosseguimento ao pedido e enviar a sua documentação.
Se o sistema identificar que você não possui direito ao benefício, será mostrada automaticamente uma mensagem informando as razões pelas quais você não pode solicitar a aposentadoria.
Nestes casos, se você acredita que existe um erro no sistema em negar o seu pedido do benefício, é importante ter o apoio de um advogado especializado em assuntos previdenciários para receber a melhor orientação.
Algumas questões previdenciárias são complexas e só conseguem ser resolvidas com o apoio de profissionais competentes.
Portanto, antes de encaminhar sua aposentadoria, recomendamos que consulte um advogado previdenciário para uma análise personalizada da sua situação. Você pode consultar e até mesmo contratar um advogado online, mantendo a praticidade que o INSS forneceu, mesmo se precisar ingressar na justiça.
Dica extra: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
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Conteúdo original Koetz Advocacia
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