Chamadas

INSS aprova pagamento do 14º salário aos aposentados em 2021? Confira

Nas últimas semanas tivemos muitas informações compartilhadas a cerca do 14º salário emergencial aos aposentados e pensionistas, mesmo que continuemos escrevendo sobre o tema, diversos segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ainda nos enviam perguntas sobre a veracidade da liberação do 14º salário.

Algumas informações que foram compartilhadas nas redes sociais chegaram até mesmo a confirmar a aprovação do 14º salário aos aposentados e pensionistas e chegavam a divulgar até mesmo um calendário de pagamentos que segue o padrão implementado do INSS que como precisa ser esclarecido é totalmente falso.

14º salário do INSS

Indo direto ao ponto. Não! o 14º salário não deverá ser pago aos segurados do INSS. Vamos separar duas coisas aqui, a proposta que solicita o pagamento do abono natalino aos aposentados e pensionistas é real e foi enviada ao Congresso Nacional ainda em 2020, através de um Projeto de Lei que têm como autor o senador Paulo Paim (PT-RS).

Entendendo que a proposta é verdadeira, precisamos esclarecer agora que qualquer outra informação confirmando a aprovação da medida se trata de uma fake news. Mas muitos podem se perguntar “como saber se o assunto é ou não fake news?”.

Essa é uma pergunta muito pertinente, e para esclarecer de uma vez esse fato, o primeiro passo é conhecer o Projeto de Lei 3657/20 que pede a criação do 14º salário emergencial. Como dito anteriormente, a medida foi proposta pelo senador Paulo Paim, sendo assim, através do site do Senado Federal é possível consultar os avanços e tramitação do Projeto de Lei, que pode ser acompanhado aqui.

No próprio desenrolar do portal do Senado ao acessar sua tramitação, é possível ver que o tema se movimenta, contudo, nada do tema avançar nas aprovações das Comissões competentes, para que então o tema possa ser votado, nesse critério a medida segue parada desde o ano passado.

Assim, sem sua determinada movimentação para que possa avançar na avaliação das comissões, bem como para poder ser colocada em votação, a medida tem cada vez menos chances de ser aprovada, e como a medida foi criada originalmente para o ano passado, dificilmente ela conseguirá forçar para tramitar e chegar a uma possível votação para uma possível aprovação.

Ricardo

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

4 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

5 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

6 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

8 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

9 horas ago

Seu Escritório Contábil Está Pronto para o Deepseek?

A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…

10 horas ago