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Aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) precisam ficar atentos aos golpistas. Durante a pandemia muitos brasileiros caíram em golpes.
Os golpistas muitas vezes entra em contato com os segurados se passando por representantes do INSS ou por funcionário do banco ao qual o benefício é pago, fazendo abordagens para tentarem enganar as vítimas.
Se um golpista entrar em contato com você por telefone e informar seus dados pessoais, imediatamente interrompa a ligação e entre em contato com o INSS para averiguar a situação.
São várias as formas de golpes, abordagem por SMS, WhatsApp ou ainda por e-mail.
Vamos mostrar para você os golpes mais comuns aplicados:
Solicitar agendamento ou remarcação de perícia médica;
Informar a aposentado, pensionista ou beneficiário de auxílio-doença que há direito ao recebimento de valores atrasados ou a alguma revisão que possa aumentar a quantia recebida mensalmente;
Realização da prova de vida;
Comunicação de bloqueio de benefício;
Envio de links que direcionam para sites aparentemente confiáveis ou de mensagens requisitando atualização cadastral.
Você precisa estar bem atento, porque o INSS pode entrar em contato com o segurado através de telefone ou SMS para informar a necessidade de algum cumprimento ou ainda exigência. No entanto, para evitar fraudes ou identificá-las, o INSS informa que nunca solicita nenhuma informação particular como senha, documentos ou dados pessoais.
Desconfie de vantagens mirabolantes, relacionadas a dinheiro. Se tiver dúvidas, nunca informe dado pessoal, nunca informe sua senha, e importante, desligue o telefone e entre em contato com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ou o banco ao qual o você recebe o seu benefício.
Canais oficiais de comunicação com o INSS:
Central de atendimento, telefone 135;
Site ou aplicativo para smartphones: “Meu INSS”.
Edição por Jorge Roberto Wrigt Cunha – jornalista do Jornal Contábil
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