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INSS: atendimento presencial nas agências está sendo supervisionado

A partir desta quarta-feira, 1º de setembro, as agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) contam com a supervisão nos atendimentos devido ao retorno presencial. A iniciativa foi implementada pela Portaria nº 916 no mês de agosto. Com isso, será possível fazer o acompanhamento dos serviços prestados ao cidadão.

Segundo o INSS, esse trabalho será realizado enquanto durar a pandemia, mas o monitoramento será bimestral. Desta forma, o primeiro ciclo de supervisão acontecerá entre os dias 1º e 31 de outubro, com duração de 30 dias cada. 

Como vai funcionar essa supervisão?

Durante o horário de atendimento ao cidadão, os fluxos e procedimentos realizados pelos servidores do INSS e solicitações dos segurados serão supervisionadas por um servidor designado pelo Serviço/Seção de Atendimento do INSS junto às unidades e, excepcionalmente, pelo gerente da agência ou por pessoa por ele designada.

Isso é necessário para conferir como está sendo feito o atendimento, visto que os serviços estão sendo retomados de forma gradual após a suspensão das atividades presenciais no ano passado. A medida foi tomada para garantir a segurança dos segurados que, em geral, são pessoas idosas ou portadoras de alguma doença, além dos servidores públicos. 

Atendimento

Mesmo com a retomada dos atendimentos, a orientação do INSS é realizar o agendamento sempre que o cidadão precisar de algum serviço. Isso pode ser feito através da central telefônica 135 ou do site Meu INSS, que também pode ser acessado por meio de aplicativo para celulares e tablets. 

Para aqueles que não conseguirem agendar o atendimento através desses canais de comunicação, basta procurar a agência do INSS mais próxima para ser orientado sobre sua demanda. 

Agendamentos

Dentre os serviços que se encontram disponíveis para agendamento na central de atendimento do INSS e no site MEU INSS, estão os seguintes: 

  • agendamento de perícia médica;
  • entrega de documentos após convocação;
  • realização da Prova de Vida (situações excepcionais);
  • emissão de extrato do benefício;
  • cumprimento de exigências (conferência de documentos originais);
  • reabilitação profissional;
  • justificação administrativa;
  • justificação judicial;
  • atendimento relacionado ao Monitoramento Operacional de Benefícios;

Segundo o INSS, em julho foram incluídos mais 12 serviços, são eles:

  • atendimento solicitado por portadores de necessidades especiais, maiores de 80 anos de idade, deficiência auditiva ou visual;
  • requerimento concluído sem atendimento ao solicitado, relacionado a falha operacional não vinculada à análise do direito;
  • consulta à consignação administrativa;
  • apresentação de contestação de NTEP (Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário);
  • ciência do cidadão referente à necessidade de inscrição no CadÚnico;
  • solicitação de retificação de CAT (Comunicação de Acidente do Trabalho);
  • parcelamento ou impugnação à cobrança administrativa do MOB Presencial (Monitoramento Operacional de Benefícios Presencial);
  • pensão especial vitalícia da pessoa portadora da síndrome da Talidomida;
  • pensão mensal vitalícia do seringueiro e seus dependentes;
  • pensão especial das vítimas de hemodiálise de Caruaru;
  • impossibilidade de informação ou de conclusão da solicitação pelos canais remotos.

Horário de funcionamento das agências

O INSS publicou aportaria nº 1.347, estabelecendo o horário de funcionamento e de atendimento das unidades, ficando da seguinte forma:

  • horário de teleatendimento: das 7h às 22h, de segunda-feira a sábado (atendimento humano) e de 24 horas por dia, para atendimento eletrônico;
  • horário de funcionamento das agências: das 6h30 às 17h30 em dias úteis;
  • as agências que possuírem atendimento de perícia médica no turno da tarde, o funcionamento poderá ser estendido até as 18h;
  • horário de atendimento das agências móveis: nos dias úteis, deve ser entre as 7h e 14h, podendo ser iniciado até as 8h.

Encerrado o horário de atendimento, os usuários que ainda estiverem nas dependências da APS deverão ser atendidos.

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Samara Arruda

Jornalista há 10 anos, já atuou na redação de revistas e jornais locais de MG e na produção de conteúdo para redes sociais. Atualmente, se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil

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