Um decreto publicado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em julho deste ano, dispõe sobre a antecipação do pagamento do 13º salário disponibilizado anualmente aos aposentados, segurados por morte ou outros auxílios.
A medida passará a valer de 2021 em diante.
Este ano, o instituto adiantou o pagamento das parcelas extras do benefício em decorrência dos impactos causados pela pandemia da Covid-19.
Estes repasses aconteceram entre os meses de abril e junho de 2020.
Agora, diante da nova apreciação, o modelo de pagamento irá se estender para os anos seguintes, sem que o Governo Federal precise se dar ao trabalho de fazer o anúncio a cada ano.
Entretanto, a mudança chamou a atenção de especialistas no setor previdenciário, que na oportunidade, têm aconselhado os segurados a acompanharem os rendimentos.
Isso porque, por estarem acostumados a receber o benefício no final do ano, há a possibilidade de a novidade resultar em algumas complicações para os beneficiários, especialmente no que se refere ao uso do dinheiro para gastos desnecessários ao longo dos meses.
Conforme o Decreto nº 10.410, está previsto para 2021, o pagamento da primeira parcela do 13º para o mês de agosto.
De acordo com o calendário anual do INSS, as parcelas deveriam ser quitadas ao final do ano, ainda que, perante a Lei, seja comum que o pagamento da primeira parte do recurso realmente aconteça no referido mês em algumas situações.
No que se refere às datas do pagamento do próximo ano, espera-se que sejam divulgadas até o fim de 2020.
Normalmente, os benefícios são depositados entre os primeiros e últimos cinco dias úteis dos respectivos meses do cronograma.
Em complemento, o Senado Federal estuda a possibilidade de criar, somente para este ano, um 14º salário direcionado aos aposentados e pensionistas do INSS.
O objetivo é auxiliar os beneficiários que já sacaram o 13º, e mesmo assim, se encontram com dificuldades financeiras devido à pandemia.
A proposta está em trâmite no sentido de movimentar a economia do país.
Dica extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Por: Laura Alvarenga
Foi publicada na última sexta-feira, dia 7, no Diário Oficial da União, a Instrução Normativa…
A recente aprovação do projeto que adapta o Estado da Micro e Pequena Empresa à…
Uma escalada nos preços do etanol tem marcado o início de 2024, impactando diretamente o…
Existem muitas dúvidas dos trabalhadores sobre alguns adicionais, um deles é o adicional de periculosidades.…
As empresas americanas estão acelerando para entregar modelos de inteligência artificial (IA) mais eficientes e…
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…